Lançados no Brasil em 2011, o hatch J3 e a variante sedã do modelo, o J3 Turin, não constam mais no site brasileiro da marca chinesa JAC Motors, o que indica que saíram de linha. Outro modelo que também não aparece mais no portfólio da fabricante é o subcompacto J2.
Conhecidos na época como o "carro do Faustão", que protagonizou a campanha de lançamento dos dois modelos no Brasil, J3 e J3 Turin não serão mais vendidos no Brasil como parte do projeto de recuperação da empresa no mercado nacional. Além disso, as vendas dos dois debutantes da marca no país já iam de mal a pior.
Para se ter uma ideia, no caso do J3 Turin, apenas 188 unidades do modelo foram emplacadas de janeiro a agosto deste ano no Brasil, representando menos de 1% do segmento dos sedãs compactos. O JAC J2 e o J3 nem sequer constavam na lista dos 50 modelos mais emplacados no mesmo período, conforme divulgado pela Fenabrave.
Mudança de estratégia
Com a crise econômica no país e depois de desistir de investir R$ 1 bilhão na construção de uma fábrica, em Camaçari, na Bahia, a JAC mudou de foco e de estratégia. A aposta da chinesa é agora nos utilitários-esportivos T5 e T6, além do T40, novo modelo de entrada da montadora, um hatch com porte de SUV. Para o lugar do J2, a JAC pretende lançar em 2018 o T20.
---
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.