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Charme e versatilidade são diferenciais do SUV japonês

Lexus RX-350 F-Sport rivaliza com outros modelos premium, principalmente os alemães, e não faz feio

Qua, 07/10/15 - 03h00

É praticamente impossível passar com o Lexus RX-350 F-Sport e não chamar a atenção. O modelo tem presença marcante, tanto pelo design quanto pelas dimensões. Outro fator que o destaca é a exclusividade da própria marca, rara nas ruas brasileiras.

A faceta premium do RX começa na aproximação: ele identifica a presença da chave, destrava as portas e acende as luzes internas. Dentro da cabine, o “cheiro” de refinamento e sofisticação toma conta do ambiente. A melhor posição é facilmente encontrada com as regulagens elétricas. Em movimento, a sensação de condução prazerosa se sobrepõe, com um rodar silencioso e equilibrado. O volante tem boa pegada e a direção é bem progressiva: leve quando devagar e mais pesada conforme a velocidade aumenta.

Sob o capô, o utilitário-esportivo é impulsionado por um motor seis cilindros de 3.5 l, que rende 277 cv a 6.200 rpm e 35,6 kgfm de torque a 4.200 rpm. Junto com este propulsor, trabalha uma caixa de transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na própria alavanca de câmbio ou em paddle-shifts no volante. A força gerada pelo motor é distribuída de forma integral e permanente nas quatro rodas.

O modelo reage bem às pisadas no acelerador. Quando se pisa fundo, a transmissão troca as marchas sutilmente, sem engasgos ou trancos. O condutor praticamente não precisa tirar a mão do volante multifuncional, que traz a maioria dos comandos na ponta dos dedos – a central multimídia com tela de oito polegadas pode ser acessada também através do tradicional joystick da Lexus, que é bem intuitivo.

O comportamento do RX 350 F-Sport impressiona. Em retas com velocidades elevadas, o utilitário se mantém firme e pega embalo facilmente, mesmo com suas duas toneladas e aerodinâmica não muito favorável. Nas curvas, a sensação de segurança se mantém e apenas após muito abuso os controles eletrônicos entram em ação.

Ao dar um toque na alavanca de câmbio para baixo e passar para o modo esportivo, o SUV começa a trabalhar em rotações um pouco mais elevadas. As respostas ficam mais rápidas e as trocas de marchas, tanto nas aletas quanto no próprio câmbio, são suaves.

Para o uso urbano, o utilitário também se mostra competente com suas diversas tecnologias de assistência ao motorista – sensores de estacionamento com câmara de ré, alerta para troca de faixas, assistente de partida em rampa, entre outros.

Quanto ao consumo, o modelo obteve nota B na categoria e E no geral, no programa de etiquetagem do Inmetro, com médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada

Veredito. O Lexus RX 350 F-Sport se mostra versátil e charmoso, perfeito para quem quer exclusividade e fugir das tradicionais marcas alemãs, mas mantendo o mesmo padrão de qualidade.

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