Avaliação

Charme francês com mais pegada de SUV

Nova geração do Peugeot 3008 entrega tecnologia e soluções ousadas no interior, sem abrir mão de boa altura do solo e aparência parruda

Qua, 30/08/17 - 03h00

“Este é o melhor Peugeot de todos os tempos”. A frase soa como lugar-comum e já foi utilizada por muitas marcas para definir um carro, mas, nesse caso, ela corresponde à verdade. O novo 3008 é, de fato, um divisor de águas na história da marca do leão. A nova geração cresceu em dimensões e ganhou mais itens que visam a segurança dos ocupantes.

A função do 3008 é clara: o modelo deve tornar-se o utilitário-esportivo que a Peugeot não tinha. Inteiramente renovado, o francês deixou de ser uma minivan para se tornar um legítimo SUV, com todas as atribuições inerentes a um automóvel com essa proposta de utilização. Muito mais encorpado, o 3008 assume agora outra personalidade.

Sua linha de cintura confere um toque de esportividade. A altura em relação ao solo aumentou de 15 cm para 22 cm, o que o credencia a andar em estradas de terra sem incômodos de pedras e tocos de árvores raspando em seu assoalho, mas não significa ter pretensões para o fora de estrada. O modelo ficou mais comprido em 8 cm e ganhou maior distancia entre-eixos, agora com 6,5 cm, o que confere mais conforto e espaço para pernas. Avaliamos o carro por alguns dias, e se a primeira impressão é que fica, o 3008 mostrou a que veio, sobretudo pelo belo visual, acabamento interno primoroso e excelente dirigibilidade.

Interior seduz

Se por fora o 3008 encanta, por dentro ele seduz. A começar do “i-cockpit”, um conceito diferenciado em que o painel de instrumentos é uma tela digital de 12,3 polegadas, que envolve o motorista e o passageiro da frente. No caso do Peugeot, ele fica acima do volante, que tem raio menor e é mais embaixo, o que por si só aumenta sensivelmente o contato com o carro. Além de a localização facilitar a visualização das informações, o volante menor dá uma pegada mais esportiva.

O painel, que se destaca pelo formato e posição, é também configurável. São três modos: visores, que é o clássico. Mínimo, que mostra apenas o velocímetro. E o último, o pessoal. Este permite escolher o que ver, como GPS, computador de bordo etc. Em qualquer um, a visibilidade não fica comprometida nem mesmo com sol forte refletindo dentro do habitáculo.

Muita tecnologia

No console central, a alavanca de câmbio é outra nota extra nesse Peugeot ousado com muita tecnologia e visual particular. Os botões remetem a um teclado e são atalhos para funções da central multimídia (com Android Auto/Apple CarPlay) e configuração do carro – da iluminação e ar-condicionado à câmera 360°, que altera a visão de acordo com a situação. Tudo é controlado pela tela de oito polegadas localizada no alto do console, fixa e sensível ao toque.

Gostoso de dirigir, graças à mecânica e à boa ergonomia

Os carros da Peugeot sempre foram conhecidos pelo bom nível de acabamento. No novo 3008, isso se eleva ainda mais. O refinamento transmitido pelos revestimentos impressiona e aparenta ser de veículos de segmento superior.

Além da qualidade dos materiais, o design é bastante futurista. Encontrar a melhor posição de dirigir é tarefa tranquila. A ajuda dos controles elétricos dos bancos facilita ainda mais a operação. A ergonomia é perfeita e todos os instrumentos estão à mão, assim como as informações, que são de fácil visualização.

Durante nosso período de avaliação, dirigimos entre área urbana e estrada. Em todas as situações em que se exigiram do 3008, no quesito estabilidade, ele não decepcionou. A carroceria não inclina muito em curvas, mostrando ótimo equilíbrio da suspensão. Cerca de 100 kg mais leve do que a primeira geração, graças ao emprego de materiais de maior resistência, o novo 3008 mostrou que está capacitado a enfrentar concorrentes de linhagem ditas como “premium”.

Destaque para o baixo nível de ruído interno e para a elasticidade do motor 1.6 turbo de 165 cv, movido apenas com gasolina, e do câmbio automático de seis marchas. Aliás, o conjunto mecânico é o mesmo da geração anterior. Em resumo, graças à utilização de motores turbo, a reação do acelerador é imediata.

As respostas da transmissão automática são rápidas e a entrega de torque é bastante linear em quase toda faixa de rotação. O desempenho superou as expectativas, visto que se trata de um SUV. O veículo é muito ágil, proporcionando uma condução muito agradável.

Lista de equipamentos de série é bastante completa

Serão importadas 250 unidades do Peugeot 3008 por mês, em versão única, a Griffe, que traz de série muitos equipamentos, entre eles o ar-condicionado com regulagens para motorista e passageiro, seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis full LED, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 19 polegadas, sensores de luz, chuva e estacionamento dianteiro e traseiro, fixação Isofix, teto solar panorâmico, bancos de couro, além dos citados quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a central multimídia com tela de oito polegadas. Até massagem o 3008 proporciona a quem viaja nos bancos dianteiros, que contam também com aquecimento; o do motorista traz ainda ajustes elétricos e memória.

O 3008 ainda não é presença vista em nossas ruas. Não é um modelo para alto volume de vendas, mas chega com uma representativa credencial: foi eleito “Carro do Ano 2017” na Europa, e venceu concorrentes como a Mercedes Classe E o Toyota C-HR, que deve ser lançado no Brasil em 2018. Agora, no Brasil, ele terá de vencer outro concorrente: o preconceito contra carros da Peugeot, que têm fama de se desvalorizar rapidamente e ter alto custo de manutenção. Para acabar de vez com essa má fama, a Peugeot está investindo alto e garante que a partir do 3008 passa a viver uma nova fase no país.


Ficha técnica

Motor: a gasolina, dianteiro, transversal, 1,598 L, quatro cilindros, 16 válvulas, com turbo, intercooler e injeção direta de combustível.

Potência: 165 cv a 6.000 rpm.

Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

Câmbio: automático de seis velocidades.

Suspensão: dianteira independente do tipo McPherson e traseira semi-independente por eixo de torção.

Freios: discos ventilados na frente e discos sólidos atrás.

Dimensões: 4,45 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.