Segurança

Chevrolet deve reforçar carrocerias do Onix e do Prisma

Depois de levar nota zero em crasht-test feito pelo Latin NCAP, montadora deve implementar aços de ultra resistência nas colunas A e B dos dois modelos; resultado ruim não abalou o desempenho do Onix, líder de vendas no país

Qui, 21/09/17 - 15h33

A Chevrolet oficialmente ainda não confirma, mas fontes ouvidas por duas das principais revistas automotivas do país (Quatro Rodas e Autoesporte) garantem que a marca vai reforçar a estrutura da carroceria do Chevrolet Onix e do Prisma, provavelmente a partir de 2018.

Aços de ultra resistência deverão passar a ser instalados nas colunas A e B dos dois veículos para aprimorar a segurança dos passageiros, sobretudo em caso de colisões laterais, ocasião em que o Onix e Prisma se saíram muito mal, segundo o Latin NCAP. Apesar do polêmico resultado, o Onix segue como o carro mais vendido no país atualmente.

 

O emprego do novo material seria suficiente para melhorar o desempenho de segurança do Onix e do Prisma em colisões laterais. Vale lembrar que modelos nacionais como o Volkswagen Up!, Ford EcoSport e a Fiat Toro, por exemplo, já usam aço ultra resistente nas colunas.

Entenda o caso

Em maio, quando o crash test foi realizado, a Latin NCAP afirmou que o Onix "mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”.

Na avaliação do órgão independente, o teste de impacto lateral deixou evidente que, hoje, o hatch não tem dispositivos de absorção de energia para impactos laterais – possui apenas barras de proteção nas portas.

À época, a Chevrolet respondeu com a seguinte nota: "O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul", afirmou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.