Avaliação

Com 310 cv, Audi RS Q3 ‘prega’ ocupantes no banco

Versão esportiva do utilitário-esportivo alemão acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s empurrado por um motor 2.5 turbo

Sex, 27/02/15 - 20h32

É impressionante como a tecnologia embarcada e, claro, a evolução construtiva transformaram os automóveis nos últimos anos. A ponto de transformaram um utilitário-esportivo (SUV) um verdadeiro foguete. Estamos falando do RS Q3, versão nervosa do “jipinho da Audi”. Dois números servirão para o leitor entender que não há exagero neste relato: ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Esses números são obtidos graças ao conjunto mecânico do RS Q3. Ele é formado pelo motor de cinco cilindros 2.5 turbinado – com 310 cv de potência e 42,8 kgfm de torque –, o câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem e a tração integral. Mais do que a potência, o que impressiona é o torque com a oferta dele, todo disponível a partir de 1.500 rpm.

Se esses dados empolgam qualquer entusiasta, o comportamento do RS Q3 na pista é de impressionar (ou assustar) até quem não liga a mínima para carros. Se o motorista não se policiar, cada sinal vira um “quilômetro de arrancada”. Principalmente se for explorado o recurso de controle de largada. Basta colocar o câmbio no modo esportivo, desligar o controle de tração e zerar o hodômetro parcial, pisando no pedal de freio com o pé esquerdo. Depois, basta afundar o pé no acelerador, deixar o giro do motor travar por voltar das 3.500 rotações e esperar o tranco no pescoço quando soltar o freio. A tecnologia faz a sua “mágica” e o SUV dá uma estilingada rumo aos 100 km/h (e além) com a maior eficiência possível, sem destracionar em nenhum instante.

Na pista Em trechos sinuosos, o modelo também mostra a que veio, devorando curvas, auxiliado pelos enormes pneus 255/40 de 19 polegadas, além dos controles de estabilidade. Na descida, os freios com discos têm 365 mm de diâmetro com pinças de oito pistões, seguram o carro com força quando necessário e não perdem desempenho depois de esquentar – embora tenha apresentado uma ligeira fadiga. Na subida, ficou evidenciada a tendência ao substerço – quando o carro sai de frente – em saídas de curvas mais fortes. Em caso de muita empolgação, os controles eletrônicos de estabilidade e tração viram anjos da guarda.

Para apimentar ainda mais o desempenho, basta escolher o modo Dynamic pelo Audi Drive Select, que ainda oferece outras duas configurações: Comfort e Auto. A escolha mais dinâmica – como o nome sugere – altera parâmetros como resposta do acelerador, diminui a assistência da direção e altera até o barulho do motor, que fica mais áspero e dá aqueles pipocos típicos de esportivos em reduções.

Mas nem só de “queimar borracha” vive um RS Q3, afinal, é um Audi. O interior é luxuoso, com acabamento e arremates perfeitos. Os bancos simulam os do tipo concha, com revestimento em alcantâra no meio e couro nas laterais. Este último aparece também (perfurado) no volante de base reta com excelente empunhadura. O revestimento preto do teto e das colunas e a iluminação indireta ajudam a aumentar o ar de sofisticação no interior do SUV. Há falhas, como a falta de itens de série como câmera de ré, rebatimento elétrico dos retrovisores e entrada USB no sistema multimídia (há apenas para cartões SD). O espaço do porta-malas também é limitado para o porte do carro: são apenas 356 l. Mas isso são detalhes esquecidos a cada arrancada com o RS Q3.

Diferenças A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços. Na frente, ela é do tipo McPherson.

Preço Hoje, a Audi tabela o RS Q3 em R$ 284.999 em uma única versão. Ela tem de série Audi Parking System Plus, faróis de xenônio luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs. Ele traz ainda o sistemamultimídia MMI Plus com sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída e conexão bluetooth.

Mercado Hoje, o único adversário direto do RS Q3 é o Mercedes-Benz GLA 45 AMG. Ele tem um motor 2.0 l turboalimentado capaz de desenvolver impressionantes 360 cv e 45,9 kgfm de torque. Ele também tem tração integral e câmbio automatizado de sete marchas; acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 s e atinge 250 km/h (limitada eletronicamente).

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