Furgão

Comercial leve com bastante mobilidade

Citroën Jumpy alia carroceria de medidas compactas a conforto e eficiência para transportar cargas nos grandes centros urbanos

Qua, 21/02/18 - 03h00

O Grupo Peugeot-Citroën (PSA) vem trabalhando, há alguns anos, em um reposicionamento para suas marcas. No caso da Citroën, a ideia é apostar um pouco mais na racionalidade e na praticidade. E isso inclui exaltar o segmento de comerciais leves. Tanto que a marca lançou, em novembro do ano passado, o furgão Jumpy no mercado nacional. O modelo, que é fabricado no Uruguai, foca o custo-benefício e a versatilidade, graças às múltiplas possibilidades de transformações. Ele pode atrair profissionais autônomos do ramo de comida, na linha de food trucks, ou integrar frotas de entregas, por exemplo, entre outras finalidades.

As vendas na reta final de 2017 não chegaram a ser tão animadas, somando 121 unidades até 31 de dezembro. Mas, a julgar pelos números apenas do último mês do ano – 91 emplacamentos – e também pela aparente retomada, ainda que lenta, da economia nacional, o cenário pode se mostrar favorável para a marca francesa e seu furgão mais recente. Principalmente na versão top de linha Pack, que alia itens interessantes para o conforto e a segurança dos passageiros e da carga transportada.

Dimensões

Um dos principais trunfos do Jumpy está em suas medidas: são 5,31 m de comprimento, 2,20 m de largura e 3,27 m de distância entre-eixos. A altura, de 1,93 m, é até um tanto reduzida para um furgão, mas há um motivo para isso. A ideia é facilitar a entrada do veículo em estacionamentos subterrâneos, favorecendo os motoristas na hora de guardar o modelo ou acessar locais para possíveis trabalhos. A carga útil é de 1.500 kg, e o PBT total atinge 3. 219 kg, com um compartimento de carga de 6,1 m³. Essas características permitem que seja conduzido com habilitação B.

A modularidade de sua plataforma permite o transporte de cargas mais compridas, com cerca de 4 m, sobre o assoalho. É possível ampliar o espaço interno levantando o banco do passageiro contra a divisória existente entre a cabine e o compartimento de carga. Uma “mesa-escrivaninha” orientável fica embutida no banco central. As portas traseiras são abertas em até 180° e há uma porta lateral deslizante com 93,5 cm de largura. Na cabine, os porta-objetos somam 60 L de volume disponíveis e há três lugares.

 

Conteúdo adequado à proposta

O preço do Citroën Jumpy Pack parte de R$ 87.990, mas pode subir em R$ 1.690 com a adição da cor prata – única opção em relação ao branco sólido.

A lista de itens de série é boa para um veículo planejado para o trabalho. Controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, limitador e regulador de velocidade, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor com ajuste elétrico e banco do motorista com regulagem de altura são itens de série. Direção eletro-hidráulica, computador de bordo, indicador de troca de marcha, rádio FM/AM/MP3, vidros e travas elétricas, tomada 12V, ar-condicionado, retrovisores elétricos, travamento seletivo do compartimento de carga, vidros com função one touch e faróis de neblina completam o pacote.

Mecânica

Propulsão. O motor do Citroën Jumpy é um 1.6 turbodiesel BlueHDi, gerenciado por câmbio manual de seis marchas. A potência máxima é de 115 cv a 3.500 rpm, e o torque, de 30 kgfm a 1.750 rpm. Cabeçote, bloco e cárter são de alumínio.

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