Lançamento

Compass é o SUV global da Jeep feito no país

Modelo ficará posicionado acima do Renegade, entre os utilitários médios e será vendido em cerca de cem países; preços são a partir de R$ 99.990

Por Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2016 | 03:00
 
 
Desenho é inspirado no modelo top de linha da marca, o Grand Cherokee Foto: Marcos Camargo/Jeep/Divulgação

A inauguração da moderna fábrica da Jeep, em Goiana, na região metropolitana de Recife, capital de Pernambuco, ampliou os horizontes da Fiat Chrysler Automobile (FCA) no Brasil a tal ponto que, hoje, essa unidade protagoniza um lançamento mundial. Falamos da novíssima geração do Compass, que em nada, a não ser no nome, remete ao modelo do qual herdou a alcunha. Esse é o segundo produto Jeep que sai da planta nordestina – o primeiro foi o Renegade, uma figura, aliás, já carimbada nas ruas.

O Compass, que está sendo apresentado primeiro no Brasil, ocupará em outros mercados mundo afora, também, o lugar do Patriot, outro utilitário-esportivo (SUV) da Jeep, maior, mas que não chegou a ser comercializado por aqui. Este é um momento importante para a FCA, que aos poucos, como previsto em estratégia mercadológica, se afirma cada vez mais como uma marca mundial.

Holofotes 

Não é sem motivo que o Polo Automotivo Jeep, como é denominada a fábrica que o produz, foi o palco escolhido para apresentar o Compass, sobretudo ao mercado norte-americano, o próximo a recebê-lo. A produção no México deve ser iniciada em 30 de janeiro de 2017. Outros mercados também irão fabricar o SUV, que também deve ser produzido nos Estados Unidos e na China e é cotado para ser feito na Índia. Segundo o fabricante, o modelo será comercializado em cerca de cem países.

Como concorrentes diretos ele enfrentará a disputa de mercado com modelos da categoria de SUV médio, como Kia Sportage, Hyundai ix35, Honda CR-V, Mitsubishi ASX e Toyota RAV4. O Jeep Compass já pode ser encomendado nos 200 pontos de venda da rede Jeep no Brasil, nas seguintes configurações: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o motor 2.0 Tigershark flex, e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II turbodiesel.

Aguardado

Houve certo mistério na escolha do nome, mas no fim prevaleceu a permanência da mesma denominação, já que Compass em inglês significa “bússola” e fica intrínseco certo simbolismo. “Instrumento mais importante na era das grandes navegações, a bússola se conecta perfeitamente com os quatro valores da marca Jeep, por ser sinônimo de aventura e de liberdade”, explica o diretor geral da marca Jeep, Sérgio Ferreira.

Conhecido internamente como “projeto 551”, o novo modelo ensaiou fazer sua estreia no Salão de Nova York, no primeiro semestre deste ano, mas pareceu acertada a opção de adiar sua primeira aparição para esse momento de apresentação única, onde todos os holofotes estão focados nele.

O Compass será a principal estrela no estande da Jeep e com certeza um dos grandes destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro.
O jornalista viajou a convite da Jeep

Quanto custa

Compass 2.0 Sport Flex AT6: R$ 99.990

Compass 2.0 Longitude Flex AT6: R$ 106.990

Compass 2.0 Opening Edition Flex: a definir

Compass 2.0 Limited Flex AT6: R$ 124.990

Compass 2.0 Longitude Diesel AT9: R$ 132.990

Compass Trailhawk Diesel AT9: R$ 149.990


Linha estreia novo motor Tigershark no mercado brasileiro

Bonito e com estilo bem particular, o Jeep Compass parece estar na frente de seus oponentes em vários aspectos. Ele é maior do que o Renegade e lembra muito o que se vê no Grand Cherokee, mas em tamanho reduzido e, em minha opinião, mais adaptado para a cidade. Fabricado a partir da plataforma da picape Toro, espera pegar carona no sucesso do Renegade no Brasil.

O motor das versões de entrada será o 2.0 16V Tigershark flex de 159 cv de potência, a 6.200 rpm com gasolina, e 164 cv, a 6.000 rpm com etanol. O torque ficará na casa dos 19,8 kgfm a 4.000 rpm e 20,4 kgfm a 4.400 rpm, respectivamente.

Já as versões top de linha terão com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, igual ao do Jeep Renegade. O câmbio é o automático de nove velocidades, e a tração das configurações mais completas será integral adaptativa.

Um dos principais diferenciais do Compass em relação ao Renegade, está na suspensão, que substituirá o esquema McPherson na traseira pelo multilink. As versões serão as mesmas usadas pelo irmão menor: Sport, Longitude e Trailhawk.