Picape

Coreana com o melhor de dois mundos

Nova SsangYong Actyon Sports une versatilidade das picapes médias ao conforto dos SUVs; marca voltará a vender modelos no Brasil em 2018

Por Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2017 | 03:00
 
 
SsangYong voltará a operar no Brasil a partir de 2018 com quatro modelos, entre eles a nova Actyon Sports Foto: Ssangyong/divulgação

Quando surgiram, os utilitários esportivos se baseavam em picapes. Hoje, as picapes médias é que trazem características dos SUVs. Elas mostram que também podem ser confortáveis para uso diário sem perder suas identidades funcionais. É nesse ponto que a SsangYong Actyon Sports se enquadra, e muito bem. Em sua versão 2017, o modelo segue buscando novos adeptos, ainda mais depois da renovação mecânica: agora, a picape tem um novo motor 2.2 L que atende às normas do Euro 4, suspensão com elementos mais robustos e melhorias nos equipamentos interiores.

A Actyon Sports deriva de dois SUVs da SsangYong: o Kyron e o Actyon tradicional – que foram substituídos por Korando, Tivoli e XLV. Na nova picape, o que se vê é uma frente mais integrada à parte da cabine e uma área de carga que também busca uma harmonia com o restante do carro. Na versão Deluxe, as rodas de 18 polegadas de cor preto dão uma aparência mais esportiva. A grade, renovada em 2012, tradicional e sóbria, tem estilo pouco defasado se comparada, por exemplo, à nova Rexton 2018 que já carrega a nova identidade visual da marca.

Em relação às dimensões, o tamanho da Actyon Sports compreende 4,99 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,79 m de altura e uma distância entre-eixos de 3,06 m – a caçamba pode carregar até 800 kg. Com essas medidas, a picape compete com outros modelos médios que carregam 1 t, como a Mitsubishi L200, por exemplo. Por dentro, a Actyon Sports parece estar mais próxima do mundo dos SUVs do que do das picapes. Ao longo de suas renovações, foram melhorados alguns polímeros e acabamentos que, hoje, configuram um estilo diferenciado, especialmente na zona central do cluster, que está disposto de forma cursiva. Os retoques cromados nas saídas de ar condicionado e alguns acabamentos em alumínio estabelecem um visual agradável dentro do habitáculo.

Mecanicamente, o modelo 2017 da picape traz, no lugar do antigo 2.0, um novo motor 2,2 L turbodiesel com injeção direta. Entrega 178 cv de potência e 40,79 kgfm de torque – o motor anterior tinha 154 cv e 31,71 kgfm.

 

Modelo tem o perfil padrão das picapes

Como em toda picape, a suspensão feita para carregar peso não colabora muito com a estabilidade. A carroceria da Actyon Sports rola caso o motorista abuse ao entrar nas curvas. As trocas de marcha são cômodas, mas percebe-se certo trabalho voltado para uso em carga, com marchas que precisam de algum tempo para entrar.

No que diz respeito à suspensão Heavy Duty, há qualidade no amortecimento. Isso se percebe melhor nas interações da Actyon com terrenos acidentados, já que esse sistema eleva a altura da picape em 1 cm. A SsangYong declara o consumo da picape perto dos 9,7 km/L na cidade e 14,1 km/L na estrada, média razoável para uma picape média.