Lançamento

Evolução nas minúcias 

Toyota Etios 2017 traz mecânica mais eficiente e aperfeiçoamentos no interior

Sáb, 23/04/16 - 03h00
Por fora - Esteticamente, modelos ganharam apenas rodas redesenhadas e antena mais curta no teto | Foto: Malagrine/Toyota/Divulgação

Desde que foi lançado, o Toyota Etios, mesmo sendo um bom carro – tecnicamente falando –, tem sido alvo de críticas por seu desenho careta. Por dentro, a situação era ainda pior, com a adoção de soluções que estavam longe de agradar ao consumidor brasileiro.

Agora, na linha 2017, a marca japonesa tenta consertar alguns desses problemas. O próprio CEO da Toyota para a América Latina e o Caribe, Steve St. Angelo, fez um mea-culpa. “Mais de 600 itens foram modificados no modelo desde 2013”, explicou.

Não foi dessa vez que o desenho mudou. Continua sem sal. Mas, por dentro, o Etios foi revisto: o ponto mais criticado, o painel de instrumentos, que muitos comparavam com uma balança, agora é totalmente digital – uma tela TFT de 4,2 polegadas. Melhorou muito a visualização, e todas as versões também trazem computador de bordo.

No pacote de equipamentos, o compacto passa a ofertar Isofix, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro do meio no banco traseiro. A Toyota também revisou a padronagem do acabamento interno, assim como incrementou o isolamento acústico.

Para exemplificar quanto o modelo evoluiu, a marca japonesa colocou duas unidades lado a lado: uma de 2013 e outra de 2017. A evolução é nítida, embora ainda existam problemas, como o painel de instrumentos em posição central, que causa estranheza em nosso mercado, e a tampa do porta-luvas que abre de maneira invertida, incômoda para o passageiro.

Mecânica

Mecanicamente, o Etios também tem novidades. Os motores em oferta continuam a ser o 1.3 e o 1.5, mas agora têm comandos de válvula variáveis (de admissão e escape) e ficaram mais potentes e, de acordo com dados da Toyota, mais econômicos. O 1.3, por exemplo, ganhou 8 cv e passou a entregar mais 8% de torque: agora, desenvolve 98 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, com etanol. Com gasolina, ele entrega 88 cv e 12,3 kgfm, na mesma faixa de rotação.

O motor 1.5 teve ganho de 11 cv e 11% de torque. Ele entrega, com etanol, 107 cv a 5.600 rpm e 14,4 kgfm a 4.000 rpm. Quando abastecido com gasolina, a potência é de 102 cv, e o torque, 14 kgfm, nas mesmas rotações. Os pistões foram redesenhados, e o sistema de partida a frio, agora, dispensa o tanquinho auxiliar. A suspensão e a direção com assistência elétrica foram recalibradas.

O Etios também foi equipado com novas transmissões: a manual, agora, é de seis marchas, e a embreagem passou a ter acionamento hidráulico, para aumentar o conforto. Mas a grande novidade é a oferta da transmissão automática de quatro velocidades, ofertada em todas as versões de acabamento e motorização, que acrescenta R$ 3.500 ao preço final.

 

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