Lendário esportivo

Ferrari F40 completa hoje 30 anos de história

Um dos superesportivos mais emblemáticos do mundo era lançado, em Maranello, na Itália, no dia 21 de julho de 1987. F40 trazia motor central-traseiro 2.9 litros, V8 biturbo, com 484 cv a 7.000 rpm e 58,8 kgfm de torque

Sex, 21/07/17 - 14h16

Nesta sexta-feira (21), o mais icônico esportivo de rua da Ferrari completa 30 anos de história. No dia 21 de julho de 1987, a fabricante italiana de carros apresentava ao mundo a F40, no Centro Cívico da cidade de Maranello, onde hoje funciona o museu da Ferrari.

Criada para comemorar os 40 anos do cavallino rampante, a F40 foi o último modelo da Ferrari a ser assinado pelo fundador da marca, Enzo Ferrari. “Há pouco mais de um ano, expressei aos meus engenheiros o desejo de produzir o melhor carro do mundo. E este carro está aqui”, disse ele durante a apresentação da F40. Pouco mais de um ano depois, Enzo faleceu aos 90 anos.

Na época, o novo esportivo derivado da Ferrari 308 GTB e do protótipo 288 GTO Evoluzione foi considerado uma obra-prima de estilo e engenharia, que se firmou como símbolo de carro esportivo por várias gerações.

Para homenagear o modelo, no aniversário de 30 anos da "lenda sobre rodas" a Ferrari resolveu compartilhar e divulgar imagens memoráveis da F40, entre elas a de três dos principais criadores do modelo: Ermanno Bonfiglioli, chefe de projetos especiais da Ferrari, Leonardo Fioravanti, designer da Pininfarina, e o piloto de testes Dario Benuzzi.

Pura velocidade

O bólido chamava muito a atenção por sua aparência de carro de corrida. A F40 trazia um motor central-traseiro 2.9 litros, V8 biturbo, com 484 cv de potência a 7.000 rpm e 58,8 kgfm de torque a 4.000 rpm.

O superesportivo de tração traseira e com câmbio manual de cinco marchas acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chegava a velocidade máxima de 320 km/h. Até hoje, poucos  são os superesportivos que têm um desempenho como este.

Confira  o reencontro do piloto Dario Benuzzi com a F40 e outros modelos da marca:

A F40 foi produzida entre 1987 e 1992. Neste período de cinco anos foram vendidas cerca 1.315 unidades do bólido italiano que, na época, custava por volta de US$ 400 mil (em dinheiro de hoje cerca de R$ 1,2 milhão). Atualmente, quem é dono de uma F40 não costuma pôr o carro à venda. Na Europa, no entanto, unidades mais usadas não custam menos de R$ 2,2 milhões. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.