Segurança

Fiat cria inédito laboratório de crash test na fábrica da FCA, em Betim

Marca investiu R$ 40 milhões na criação do mais moderno Centro de Segurança Veicular da América Latina

Sex, 19/07/19 - 03h00

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A Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) acaba de inaugurar um inédito Centro de Segurança Veicular, ou Safety Center, construído nas instalações do Polo Automotivo da Fiat em Betim.

O investimento, de cerca de R$ 40 milhões, permite à FCA ser autossuficiente para capacitação e validação em testes de segurança em seus futuros projetos no Brasil e em outras fábricas da montadora no exterior.

Confira no vídeo:

Na última quarta-feira (17), a montadora abriu seu novo laboratório para a imprensa especializada assistir uma demonstração de crash test de impacto frontal no Safety Center. Uma unidade da picape Toro foi de encontro a um obstáculo fixo – uma parede de concreto e ferro – a uma velocidade de 48,3 km/h.

O Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e uma pista de 130 m, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 t a 100 km/h. Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

Importância

Durante a apresentação do Safety Center, Marcio Tonani, diretor de engenharia e desenvolvimento da FCA Latam, afirmou: “Com o novo laboratório poderemos agilizar muito todos os projetos desenvolvidos aqui”.

O engenheiro revelou que era necessário, para fazer a validação final dos projetos dos carros, recorrer aos parceiros nos Estados Unidos, em Detroit ou Turim, na Itália, e, às vezes, até para centros similares e capacitados nesta certificação de segurança na Europa, na Espanha e na Inglaterra. 

Segundo o executivo, uma nova geração ou versão de produto requer, para ser lançada, passar por novos testes de impacto. Em relação ao custo, Tonani afirmou que isso depende da idade de cada veículo. As simulações feitas no Safety Center podem ter um custo que varia de R$ 200 mil a R$ 500 mil; se for um novo modelo, esse valor pode ser maior.

Do mundo virtual para a realidade

Outro aspecto importante do novo Safety Center é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos da FCA, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo. 

O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D.

Assim, o carro físico já vai para os testes com todo a retaguarda da engenharia e maturidade adquiridas, no processo, o que reduz muito a quantidade de ajustes a se fazer.

Imersão

Para acompanhar essas transformações, nas plantas da Fiat-Chrysler Automóveis, a montagem do carro ocorre primeiro no ambiente virtual. Nesses espaços, as ferramentas são óculos 3D, joysticks e tela de projeção. O objetivo, segundo a FCA, é criar modelos digitais interativos e imersivos para testar cada etapa da montagem do carro. 

Direto do túnel do tempo

Desde 1973, outra montadora que mantém um centro de segurança completo e capacitado para realização desses e de muitos outros testes no Brasil é a General Motors. O Centro de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, possui uma área de 12 milhões de metros quadrados.

Em 1985, foi inaugurada a área para teste de impacto em barreira fixa, e os modelos Opala e Caravan, variante perua do modelo sedã, foram os primeiros produtos da Chevrolet a serem testados em um grande evento, que contou com a participação da imprensa especializada de todo Brasil. 

O primeiro teste de impacto realizado no Brasil data de 1971. O Volkswagen Fusca 1500 foi o protagonista, como o primeiro carro brasileiro a ser submetido a um crash test.

O evento permitiu ao lendário “Besouro” um dos muitos apelidos deste que é um ícone no mercado brasileiro de automóveis, receber um selo de segurança, atestando sua capacidade após a aprovação nessa pioneira avaliação.

Relatos revelam que, na prova, foi possível avaliar melhor a taxa de resistência ao impacto, fratura do metal e a dureza ideal com que a lataria deveria ser construída. 

Visão de futuro

Rota 2030. O novo espaço de testes inaugurado pela FCA na planta industrial de Betim também coloca a Fiat em posição privilegiada diante dos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030. No local, é possível simular uma grande variedade de situações.

O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o novo Fiat Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010, e cases como a picape Toro, o hatch Argo e sua variante sedã, o Cronos, marcaram essa evolução que, agora, se completa com a inauguração do Centro de Segurança Veicular.

 

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