PARA POUCOS

Godzilla ataca no Brasil; ele está mais forte

Nissan começa importação oficial do superesportivo GT-R; linha 2017 do modelo chega com desenho renovado, mais potência e em única versão tabelada em R$ 900 mil

Por Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2016 | 03:00
 
 
Para-lamas foras projetados para desviar a água do para-brisa durante travessias de córregos e áreas alagadas Foto: Mitsubishi/Divulgação

O Godzilla chegou oficialmente ao Brasil. Mas estamos falando do Nissan GT-R, superesportivo que recebeu dos fãs o carinhoso apelido por ser um verdadeiro monstro nas pistas. O preço é proporcional ao desempenho: R$ 900 mil. Ele é importado oficialmente pela marca japonesa sob encomenda, já em sua linha 2017, que apresenta novidades em desenho, motor, suspensão e lista de equipamentos. Ele chega na versão 3.8 V6 Premium, com opções de cinco cores de acabamento interno.

A estratégia de vendas do GT-R visa atender todo o território nacional. O cliente que estiver interessado no modelo poderá contatar qualquer revenda da marca, independente da localização, e esta o indicará para a Nissan Carrera, que dará continuidade ao processo de venda. Como será oferecido sob encomenda, o modelo terá prazo previsto de entrega, em média, de três a quatro meses após a compra.

Mudanças

O novo GT-R exibe design externo totalmente renovado. Destaque na frente, com capô e para-choques redesenhados e a adoção de luzes de rodagem diurna. A grade foi alargada em 20% para aumentar o fluxo de ar que resfria o motor, sem provocar mais arrasto. Outras mudanças foram feitas para aumenta o downforce em altas velocidades (acima de 200 km/h).

Por dentro, além do emprego de materiais para reduzir o peso, foi adotado um layout mais simplificado e amigável para o motorista.

A potência do motor biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R foi aumentada em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora, ele entrega 572 cv a 6.800 rpm. Foram feitas diversas modificações no propulsor. De acordo com a marca, as novas mudanças resultam em melhor aceleração em rotações médias (3.200 rpm ou superior), com rendimento máximo do torque disponível em uma faixa maior de utilização.

Artesanal

A produção do motor rezebe atenção especial, e todas as etapas da montagem seguem um processo manual, realizado por técnicos, que ficam dentro de uma sala exclusiva e com alto nível de limpeza. Cada motor recebe uma placa de alumínio que exibe o nome do engenheiro responsável por sua montagem completa. Esses profissionais são chamados de “Takumis”, “artesãos” em japonês. Apenas cinco deles montam os motores.