Recall urgente!

Mais de 20 milhões de carros seguem com os "airbags mortais"

Dados da agência Automotive News revelam que, nos Estados Unidos, 64% dos veículos identificados com a falha nas bolsas infláveis da empresa Takata ainda não atenderam ao recall gratuito para reparo do equipamento

Qui, 23/11/17 - 12h41

Mais de 20 milhões de veículos nos Estados Unidos ainda não realizaram o recall dos "airbags mortais" da empresa Takata. Uma falha crítica no equipamento já causou dezenas de mortes no país. Apesar do apelo das montadoras para os clientes comparecerem às concessionárias para corrigir o problema, quase 2/3 dos carros envolvidos no recall seguem rodando com o defeito.

Segundo a agência Automotive News, os números tendem a subir e chegar a 65 milhões de veículos envolvidos no chamado que envolve veículos de várias marcas em diversas partes do mundo até o fim de 2018.

De acordo com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Brasil, até então, apenas 16% dos veículos identificados com os "airbags mortais" atenderam aos recalls das montadoras. Pelo menos 11 montadoras já iniciaram no país, desde o ano passado, campanhas junto aos clientes para agendamento e reparo da grave falha no equipamento de segurança. O chamado envolve modelos de várias marcas. Vale a pena checar com a concessionária ou nos sites das próprias montadoras se o seu veículo está envolvido neste recall.

A falha nos airbags da Takata ocorre durante o acionamento do mesmo. Nos casos investigados pelas autoridades norte-americanas, fragmentos de metais do próprio dispositivo acertaram em cheio o rosto dos acidentados como verdadeiras navalhas. Além de ferimentos graves, houve registro de 13 mortes apenas nos Estados Unidos. Outros casos ainda estão sob investigação.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.