Internacional

Metal extraído de carros antigos é utilizado em relógios

Empresa norte-americana utiliza veículos encontrados em ferros-velhos como matéria prima

Por Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2017 | 19:07
 
 
Modelo P-51 faz referência ao Ford Mustang Foto: Rec Watches/Divulgação

No mundo, nada se cria, nada se perde; tudo de transforma. Uma marca de relógios nos EUA levou essa ideia a sério e utiliza metais extraídos de carros antigos sucateados, garimpados em ferros-velhos ao redor de todo o mundo. Segundo a empresa, nenhum dos veículos tem condição de ser restaurado, em virtude dos danos extensos.

Fundada em 2014, a empresa foi batizada de Rec Watches, em referência às primeiras letras das palavras recycle (reciclagem), reclaim (recuperação) e recover (redescoberta). O público-alvo, claro, são os aficionados por automóveis clássicos, que podem fazer uso de, pelo menos, uma pequena parte de algum deles.

A Rec Watches fabrica três tipos de relógios, todos de pulso, feitos a partir de três modelos clássicos de automóveis: Ford Mustang, Porsche 911 e Mini Cooper, todos em suas primeiras gerações. O design dos carros é fonte de inspiração para os acessórios: os mostradores, por exemplo, são inspirados nos instrumentos do painel, ao passo que a parte de trás pode lembrar uma roda ou calota.

O metal retirado dos veículos sucateados recebe um tratamento antiferrugem, mas mantém expostas as pátinas, marcas feitas pela ação do tempo, o que faz com que nenhum relógio seja exatamente igual a outro. Além disso, cada unidade traz a numeração do chassi e o ano de fabricação do carro doador. Os preços partem de  US$ 1.495.