Moto

Mudança estratégica 

Honda renova PCX pensando à frente

Sáb, 03/10/15 - 03h00
Razões - Motor de menor cilindrada facilita as exportações | Foto: Honda/Divulgação

A Honda sabe que o momento é de cautela no segmento de duas rodas. Mas aproveita a retração de 10,6% nos emplacamentos de motos no Brasil, registrada nos primeiros oito meses de 2015, para movimentar uma categoria que vem crescendo no país: a de scooters. Para isso, a Honda promoveu mudanças estéticas e técnicas em seu PCX na linha 2016, que incluem a sofisticação do visual, com todas as luzes de LEDs, e também uma leve e estratégica redução da cilindrada, que passa das 153 cc para 149 cc.

A Honda teria mesmo de alterar o propulsor por conta da adequação aos padrões técnicos de resistência e de emissão de poluentes exigidos pela segunda fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 4), que passa a vigorar a partir de janeiro de 2016. E também para facilitar a vida do modelo, que é global. Em alguns mercados, a habilitação para motocicletas é dividida em categorias distintas, e 150 cc é um dos pontos de divisão. Com isso, as 153 cc faziam com que só os aptos a pilotarem modelos de média cilindrada pudessem se tornar clientes – por míseros 4 cm³.

Mecânica

O resultado final dessa mudança, de acordo com a Honda, melhora consideravelmente o consumo de combustível. Mas a ficha técnica mostra que o desempenho do scooter diminuiu um pouco. Os 13,6 cv a 8.500 rpm e 1,41 kgfm a 5.250 giros foram reduzidos para 13,1 cv nas mesmas 8.500 rotações e 1,36 kgfm a 5.000 giros.

O motor monocilíndrico trabalha em conjunto com a transmissão continuamente variável (CVT) e tem partida elétrica. A PCX dispõe também de sistema de freios combinados ou CBS, que desvia 70% da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro. Na frente, o disco possui diâmetro de 220 mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm.

De acordo com a marca japonesa, o sistema de suspensão foi melhorado. Na frente, o garfo telescópico com 100 mm de curso foi reforçado. Atrás, o sistema bichoque, com 85 mm de curso, teve os amortecedores redimensionados para melhorar a resistência a impactos e suavizar os desníveis do solo. A capacidade do tanque de combustível aumentou para 8 l – era de 5,9 l. A economia é favorecida pelo sistema Idling Stop, uma espécie de start/stop. Ele desliga o motor em paradas rápidas – como as de sinais de trânsito – e o religa assim que o acelerador é acionado.

No visual, o PCX 2016 chega com novos conjuntos de carenagens, de linhas retas e mais modernas. O conjunto óptico cresceu e agora traz lâmpadas de LEDs para o farol, lanterna e indicadores de direção, mesma tecnologia utilizada nas luzes de freio e da placa traseira. O painel de instrumentos também foi redesenhado e conta com um relógio digital e informações como velocímetro, hodômetro total, medidor de combustível, luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática. O ponteiro do velocímetro é do tipo flutuante, que acompanha a borda do marcador.

 

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