Legislação

Nova placa começa a valer

Rio de Janeiro será o primeiro Estado do país a realizar o emplacamento de veículos com o novo padrão a partir deste mês

Qua, 12/09/18 - 03h00
De acordo com o Denatran, a nova placa no padrão Mercosul reduzirá chances de fraudes e clonagem de veículos | Foto: Detran-RJ/divulgação

Para garantir mais transparência e segurança na identificação de veículos, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançaram nesta terça-feira (11) a nova placa Mercosul. O Detran do Rio será o primeiro a adotar o novo padrão de emplacamento dos veículos no país. Até dezembro deste ano, todos os Detrans devem começar a implantar o novo sistema, conforme determinação das resoluções nº 729/2018 e nº 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a placa Mercosul é uma evolução que traz benefícios para a sociedade. “O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas”, ressalta Baldy. A adoção e a integração do novo padrão de placas facilita a identificação de veículos nos países-membros do Mercosul, formado atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O que muda

A placa padrão Mercosul tem a mesma dimensão da antiga e possui mais letras e menos números, sendo composta, portanto, portrês letras, um número, uma letra e dois números (BRA 3A18, por exemplo). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. Veículos particulares, comerciais, oficiais, diplomáticos, especiais e de colecionadores apresentam, respectivamente, as cores preta, vermelha, azul, dourada, verde e prateada.

O novo padrão de placa será implementado em modelos zero-quilômetro e em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os proprietários de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão.

Centralizado

Serpro. A integração de todo o processo de implantação da Placa Mercosul será realizada pelo Serpro, responsável pela rastreabilidade, emissão da nova placa, como a fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.