Desde que a quarta geração do Mercedes-Benz Classe A hatch estreou oficialmente na Europa, no Salão de Genebra, em março deste ano, formou-se uma enorme expectativa em relação a sua chegada ao mercado. Afinal, o hatch compacto de luxo tem vendido cerca de 120 mil unidades ao ano na Europa, e a versão com três volumes da linha W177, chamada comercialmente de Classe A Sedan, mostrada na China, já tinha sido recebida com bastante entusiasmo. Isso, na verdade, vem sendo bem comum desde que o compacto abandonou a configuração de monovolume, que apresentava nas duas primeiras gerações, para cumprir o papel de “rejuvenescer” a Mercedes ao injetar conceitos de praticidade, design e esportividade na linha.
Um dos atrativos que a Mercedes-Benz inseriu é o fato de o carro ter um bom espaço interno, quando comparado aos concorrentes. Nessa geração, o entre-eixos cresceu 3 cm na versão europeia e 9 cm na feita na China, valendo-se da plataforma modular. O veículo aparece com muitos atrativos tecnológicos, com o objetivo de disputar mercado com o Audi A3 Sportback e o novato BMW Série 1 hatch. A marca garante que a nova geração é mais que uma evolução simples, principalmente pelas inúmeras novidades em tecnologia.
Central inteligente
Um desses itens é o assistente de bordo presente no carro. Funciona basicamente como um “mordomo digital”. O mecanismo da central multimídia com inteligência artificial é simplificado, intuitivo e útil. Basta dizer “Hey Mercedes” e ele se coloca a serviço do condutor – algo semelhante com o que a interface Siri faz nos iPhones. O sistema definido como MBUX, é uma autêntica revolução hi-tech, que a Mercedes-Benz optou por apresentar ao público a partir do modelo Classe A.
O painel vem com uma tela de oito polegadas, que é padrão para o sistema de entretenimento, com integração com Apple CarPlay e Android Auto, mas no Pack premium ela é de dez polegadas com sistema de navegação interno.
Visivelmente mais espaçoso
O que chama imediatamente atenção no Classe A é mesmo o tamanho dessa quarta geração, quando comparado com a versão anterior do hatch.
Além do entre-eixos maior, o comprimento total aumentou 12 cm, e agora o novo Classe A está com 4,42 m. A largura aumentou outros 12 cm e chega agora a 1,90 m, o que deu um porte mais robusto ao modelo. A altura cresceu apenas 1 cm, totalizando 1,44 m.
A traseira ganhou linhas pronunciadas, com lanternas em LEDs de longo alcance. O escape foi redesenhado com saída dupla. A base dos para-choques ganhou detalhes cromados e na parte inferior do traseiro há um protetor em plástico preto. O vidro traseiro recurvado é espremido pela grossa coluna, que dá um corte abrupto na lateral do modelo, dando um ar “hot hatch”, deixando o carro com uma pegada mais esportiva. Os espelhos retrovisores têm repetidores de seta. As rodas podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas, de acordo com a versão escolhida.
Os preços do Classe A 2018 começam em estratégicos € 29,9 mil – cerca de R$ 128,5 mil – para o modelo A180 D Executive, diesel, e vai até os 41.290 euros da versão A 250 Premium, gasolina – algo em torno de R$ 178 mil. Em relação ao Brasil, a Mercedes ainda não se pronunciou, mas a expectativa é que o modelo apareça no final de 2018, provavelmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Classudo e bem disposto na pista
Com uma interessante aderência em estrada, a direção no novo Classe A hatch chama atenção pela precisão, seja nas acelerações, seja nas frenagens.
O carro está sempre sob controle, mesmo no piso molhado ou quando se exige um comportamento mais esportivo. E as respostas do motor correspondem às expectativas de vigor e ânimo.
O acabamento é de boa qualidade, e a escolha por materiais refinados dá o tom dos revestimentos. Subindo a bordo do modelo alemão, é possível perceber imediatamente a preocupação dos técnicos da Mercedes-Benz em tornar o interior confortável e luxuoso. A sensação é de estar em um carro de um segmento mais alto.
Repleto de elementos novos e tecnológicos, ele inclui aberturas de ventilação, touchpads e tablets futuristas, por exemplo. E a excelente visibilidade foi bastante melhorada em comparação com a geração anterior.
Ficha técnica
Motor. 1.3 16V turbo, a gasolina, quatro cilindros em linha com injeção direta.
Potência máxima. 163 cv a 5.500 rpm.
Torque máximo. 25,5 mkgf a 1.620 rpm.
Câmbio. automático de sete marchas, tração dianteira.
Porta-malas. 370 L.
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