A caminho do Brasil

Novo EcoSport revelado na China aposenta controverso câmbio Powershift

Linha 2018 do crossover deve ser lançada aqui no segundo semestre. Algumas das novidades apresentadas no mercado chinês chegarão ao modelo brasileiro, inclusive o novo motor 1.5 de três cilindros e o câmbio SelectShift

Seg, 24/04/17 - 11h40

A Ford apresentou na China o novo EcoSport, que deve estrear no Brasil no segundo semestre. Além de ligeiras mudanças no visual, a principal novidade é que o crossover vai aposentar o polêmico câmbio automatizado PowerShift, de seis marchas.

No ano passado, depois de uma série de queixas de consumidores sobre defeitos na transmissão, a Ford estendeu a garantia de fábrica do componente de 3 anos para 10 anos ou 240 mil km, o que ocorrer primeiro.

O modelo 2018 do EcoSport mostrado aos chineses adota a nova caixa automática SelectShift, também de seis velocidades. O EcoSport chinês vem com motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina (174 cv). Além disso, conta com tração integral nas quatro rodas e suspensão traseira independente. Há versões 4x2 com motor 1.5 a gasolina e 1.0 EcoBoost.

Por aqui, a tendência é que o crossover repaginado faça a estreia do motor 1.5 Dragon, de três cilindros, de 130 cv, na linha da Ford. Além disso, haverá versões com o conhecido motor 2.0 do Focus, de 178 cv. Ao que tudo indica, a linha 2018 do EcoSport também vai ganhar o novo câmbio SelectShift e dar adeus ao câmbio automatizado PowerShift.

Mais bem-equipado

Diferente do EcoSport norte-americano, o modelo brasileiro deve seguir com o estepe fixado na tampa traseira. Por dentro, o crossover trará um painel totalmente novo. O volante igual ao do Focus terá comandos do som e borboletas para trocas sequenciais das marchas.

Na China, o modelo pode vir equipado com a terceira geração do sistema multimídia Sync da Ford, com uma tela touchscreen de oito polegadas. O interior traz um painel totalmente redesenhado, melhorando tanto a ergonomia, quanto a conectividade do SUV. O volante é o mesmo do Focus, com comandos de som e borboletas na parte de trás.

O EcoSport chinês conta com a terceira geração do sistema de multimídia SYNC, destacado em uma tela central de oito polegadas sensível ao toque. Na versão top de linha, o Eco deve vir com ar-condicionado digital e duas entradas USB à frente da alavanca de câmbio. Tirando a nova central SYNC, todas as outras novidades devem ser incorporadas no modelo a ser vendido aqui.

Face-lift

Visualmente, o EcoSport 2018 não é muito diferente do apresentado no Salão de Los Angeles, no fim do ano passado. Na parte da frente, o modelo recebeu novos faróis. Para-choques e grade frontal também ganharam mudanças sutis. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.