Avanço tecnológico

Nvidia produz primeiro supercomputador para carros autônomos

Empresa revela equipamento capaz de realizar até 320 trilhões de operações por segundo e processar até 1 terabyte de dados neste mesmo tempo; desempenho é suficiente para o chamado nível 5 de direção intervenção humana

Qua, 11/10/17 - 11h40
Novo supercomputador é pouco menor que o tamanho de uma placa de carro | Foto: Nvidia/Divulgação

A divisão automotiva da empresa Nvidia - sim, a mesma que produz poderosas placas de vídeo para PCs, laptops e videogames de última geração - acaba de desenvolver o primeiro supercomputador de inteligência artificial do mundo projetado para carros totalmente autônomos (sem motorista).

O Drive Pegasus PX 2 foi revelado na última terça-feira (10) durante uma conferência de tecnologia da empresa, em Munique, na Alemanha. A plataforma, segundo a Nvidia, é capaz de processar até 320 trilhões de operações por segundo, o que seria suficiente para o chamado nível 5 de condução automotiva.

De acordo com a Nvidia, 20 das 225 empresas que já usam a tecnologia da Nvidia estão desenvolvendo táxis autônomos. Para eliminar com segurança a necessidade de um motorista humano, esses carros contam com um conjunto de sensores e câmeras 360 graus de alta resolução, além de radares e ultrassons que produzem dados em massa. 

O Drive Pegasus PX 2 é do tamanho da placa de um carro, mas é capaz de processar até 1 terabyte de informações por segundo. A previsão é que o supercomputador esteja disponível no mercado no segundo semestre de 2018. 

"Os carros sem condutor permitirão novos serviços de transporte e de partilha de automóveis. Novos tipos de veículos serão inventados, assemelhando-se a escritórios, salas de estar ou quartos de hotel sobre rodas. Os viajantes simplesmente encomendarão o tipo de veículo que desejam com base no seu destino e atividades planejado ao longo do caminho", afirmou nsen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.