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Oroch é ampla na cabine, mas nem tanto na caçamba 

Picape da Renault é muito superior às compactas em espaço interno; capacidade de carga, todavia, é semelhante

Qua, 25/11/15 - 03h00

Se em espaço interno a Oroch abre boa vantagem sobre as caminhonetes compactas, em capacidade de carga a superioridade não é tão evidente. Ela transporta até 650 kg, o mesmo que uma Strada com cabine dupla. Já o volume da caçamba é de 683 l: amplo, mas também não vai muito além das picapes menores. A vantagem é a possibilidade de ampliá-lo, graças a um extensor, vendido como acessório pela Renault.

O 1.6 16V está no limite para a Oroch. Isso porque a picape tem 1.292 kg de peso. Sem carga na caçamba, ele consegue proporcionar alguma agilidade, mas a situação se torna desfavorável com o veículo pesado. Uma desvantagem é que esse motor mantém o sistema de partida a frio com tanquinho de gasolina. O câmbio tem relações curtas, para otimizar a força do propulsor. Os engates são um tanto longos, mas macios.

Se em desempenho o propulsor não se destaca, em consumo, ele consegue obter boas marcas. De acordo com o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, com gasolina, a Oroch faz 9,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Quando abastecida com etanol, as marcas são de 6,6 km/l e de 7,5 km/l, respectivamente. Esses resultados fizeram a picape receber nota A dentro do segmento de utilitários e C na classificação geral.

Dinâmica. Um componente que mostra ótimo acerto na Oroch é a suspensão. Enquanto no eixo dianteiro há um conjunto independente do tipo McPherson, comum tanto em automóveis quanto em utilitários, o traseiro traz um sistema multibraço, também independente, incomum em picapes, que costumam ter barra de torção com molas parabólicas. O resultado é uma dirigibilidade acertada: a caminhonete da Renault absorve com eficiência as imperfeições do solo e, em curvas, apresenta boa estabilidade para um veículo de altura elevada.

Todavia, outros componentes mereciam mais cuidado do fabricante. A direção, que tem assistência hidráulica, é firme em alta velocidade, mas um pouco pesada em manobras. E os freios são a disco apenas na dianteira, ao passo que, no eixo traseiro, há tambores. A Oroch não chega a ser insegura em frenagens, mas, diante da proposta de transportar carga, um sistema com discos nas quatro rodas seria muito bem-vindo.

Ficha técnica

Motor. Dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas.

Potência. 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina, a 5.750 rpm.

Torque. 15,9 kgfm com etanol e 15,1 kgfm a gasolina, a 3.750 rpm.

Câmbio. Manual de cinco marchas.

Dimensões. 4,69 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.


Versão Dynamique é completa

O Carro&Cia avaliou a versão top de linha Dynamique, equipada com motor 1.6 16V, capaz de gerar 115 cv de potência com etanol e 110 cv com gasolina, além de 15,9 kgfm de torque com o primeiro combustível e 15,1 kgfm com o segundo, e câmbio manual de cinco marchas. Nessa configuração, a picape tem preço sugerido de R$ 66.790. Há ainda a opção de propulsor 2.0 16V, acoplado a uma transmissão de seis velocidades, que eleva o preço em R$ 4.000. Esses conjuntos mecânicos são os mesmos que equipam o Duster. Câmbio automático e tração 4x4 ainda não são oferecidos. 

Nessa versão, a Oroch traz um pacote de itens de série bem completo, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque e sistema antiesmagamento, travas elétricas com acionamento a distância e ativação automática quando o veículo atinge 6 km/h, retrovisores elétricos, alarme, controlador de velocidade, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina e sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, entrada USB e conexão bluetooth, além dos obrigatórios por lei: freios ABS e airbags frontais. Os bancos revestidos em couro são opcionais e custam R$ 1.700. 

 

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