Lançamento

Para entusiasta nenhum botar defeito

Com motor 1.5 turbo de 208 cv e câmbio manual de seis marchas, nova geração do Honda Civic Si chega ao Brasil recheada de novidades

Qua, 18/04/18 - 03h00

A Honda começou a vender no Brasil o novo Civic Si. O esportivo lançado mundialmente há um ano desembarca em nosso país importado da América do Norte em uma única versão (cupê duas portas) com preço sugerido de R$ 159,9 mil.

Equipado com câmbio manual de seis marchas, o novo Civic Si ficou mais nervoso. Deixou de lado o antigo motor 2.4 aspirado, de 206 cv, para trazer debaixo do capô o mesmo propulsor 1.5 turbo do Civic Touring. No caso da versão Si, ele foi recalibrado pela Honda para render até 208 cv de potência, com 26,5 kgfm de torque, que aparece com apenas 2.100 rpm e é mantido em 70% da faixa de rotação.

Além do inédito motor turbinado, outra novidade na parte mecânica do esportivo está na suspensão do cupê, que traz agora amortecedores adaptativos. Ao acionar o modo Sport de condução, eles ficam mais duros, garantindo uma tocada mais agressiva em curvas. A resposta no acelerador fica mais direta e a direção elétrica fica mais pesada. A intenção é uma só: deixar a conexão do motorista com o carro ainda mais visceral e intensa, do que jeito que os puristas gostam.

Elementos do R-Type

O carro também usa molas, barras estabilizadoras e buchas mais firmes oriundas do Civic R-Type, a mais apimentada de todas as versões do sedã, que não é vendida no Brasil. Outra diferença para o Civic “civilizado” de quatro portas está no sistema de freios. No Si, os discos são de 12,3 polegadas nas rodas da frente. O carro oferece também controle de estabilidade e de tração. Para amansar a fera, basta desativar o modo Sport. Aí, os amortecedores “relaxam” para privilegiar o conforto a bordo e o volante volta a ficar leve e suave.

O Civic Si vendido no Brasil traz uma exclusividade, que é a adoção dos faróis full LED. A dianteira traz um visual agressivo com grade frontal preta e tomadas de ar. Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com um invocado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos, como a barra de LED horizontal, além do escapamento central com acabamento cromado. Para completar, pneus de perfil baixo (235/40) calçam as rodas aro 18 de dez raios do esportivo japonês.

 

Interior traz elementos esportivos bem sóbrios

Por dentro, o novo Civic Si traz elementos esportivos bacanas, mas nada muito chamativo. Os bancos dianteiros são em formato concha. A costura vermelha presente neles também é vista nas portas, no volante e na coifa do câmbio. Outros detalhes incluem a iluminação vermelha do painel em TFT e as pedaleiras em alumínio. O esportivo traz comodidades legais, como freio de estacionamento eletrônico, ar condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva no para-brisa.

O carro também não fica devendo em termos de conectividade. Traz uma central multimídia com tela touch de sete polegadas compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio tem dez alto-falantes com 450 W de potência.

Ficha técnica

Motor. 1.5 16V, a gasolina, turbo, quatro cilindros em linha, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível.

Potência máxima. 208 cv a 5.700 rpm.

Torque máximo. 26,5 kgfm de 2.100 rpm a 5.000 rpm.

Transmissão. Manual de seis velocidades.

Suspensão. MacPherson (dianteira); independente do tipo Multilink (traseira).

Freios. A disco nas quatro rodas.

Aceleração. De 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.

Velocidade máxima. 238 km/h.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.