É o futuro

Polícia de Luxemburgo começa a usar viaturas elétricas

Polícia local comprou duas unidades do sedã Tesla S para patrulhar o país. Novas viaturas são parte de um programa do ministério do desenvolvimento sustentável de Luxemburgo de incentivo a aquisição de veículos elétricos

Por Da Redação
Publicado em 18 de agosto de 2017 | 15:49
 
 
Tesla S Foto: RTL/Divulgação

A polícia de Grand-Ducale, em Luxemburgo, confirmou nesta sexta-feira (18) a compra de dois sedãs elétricos Tesla S, que serão usados como viaturas policiais. O país europeu resolveu seguir o exemplo da Prefeitura de Los Angeles, nos Estados Unidos, que desde 2015 tornou-se a cidade do planeta com a maior frota própria de carros puramente elétricos.

Ao todo, a cidade norte-americana adquiriu 288 veículos "verdes", sendo 160 deles totalmente elétricos. Cerca de 100 deles são unidades do BMW i3 e começaram a ser entregues ao departamento de polícia de Los Angeles (LAPD). No entanto, pelo desempenho insuficiente para perseguições, os veículos foram empregados apenas para o uso de funcionários administrativos e investigadores. 

Em Luxemburgo, os dois Tesla S serão usados como veículos de patrulha efetiva. O que favorece o uso das viaturas elétricas por lá é a própria extensão territorial do pequeno país europeu. São 82 km de comprimento por apenas 57 km de largura. 

O Tesla S acelera de 0 a 96 km/h em apenas 2,5 segundos, segundo a empresa. Dependendo da configuração, o Tesla S pode rodar mais de 600 km com uma carga de bateria. O custo de cada Tesla S será de 100 mil euros por ano, o equivalente a R$ 368 mil em uma conversão direta.

Outros departamentos de polícia pelo mundo seguem considerando os elétricos da Tesla como potenciais viaturas policiais no futuro. A famosa Scotland Yard recentemente assumiu que também deseja seguir o exemplo de Los Angeles e converter toda a frota de viaturas da polícia de Londres em carros elétricos. A Tesla está entre os fabricantes sondados pela Scotland Yard.