Em Bordeaux

Polícia francesa usa drones para multar motoristas

Fiscal "voador" de trânsito tem punido os "apressadinhos" e chamado atenção dos motoristas na cidade de Bordeaux; governo do país aprovou a novidade e pretende expandir o uso da tecnologia para outras regiões da França

Sex, 17/11/17 - 13h36

A polícia da cidade de Bordeaux, no Sul da França, está usando drones com câmeras para flagrar infrações de trânsito e multar "centenas" de motoristas que abusam da velocidade nas estradas da região. A tecnologia tem sido empregada onde faltam viaturas para patrulhar as vias e fazer as abordagens aos infratores.

Em entrevista a um site local, o chefe da polícia de Bordeaux, capitão Pascal Gensous, disse que a operação do drone, às vezes, é capaz de fiscalizar a cada hora de 15 a 20 veículos.

Apesar dos drones não conseguirem capturar a quantos km/h andam os "apressadinhos", eles contam com a cobertura das câmeras de tráfego espalhadas por Bordeaux para aplicar as multas por excesso de velocidade.

Motoristas criticam

Nem todo mundo gostou do uso dos drones na fiscalização do trânsito. O representante de uma associação de motoristas da cidade argumenta que os equipamentos podem causar uma perigosa distração ao volante.

Na opinião dele, muitos condutores estão olhando para o céu procurando pelo "fiscal de trânsito" voador o que pode causar acidentes graves. Apesar das queixas, o governo francês já adiantou que está interessado em expandir a tecnologia para outras regiões do país.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.