Moto

Ponto futuro sem negar o passado

Harley-Davidson marca seu 115º aniversário com a modernização completa das linhas Touring e Softail; ao todo, 13 modelos da marca passaram por renovação

Por Da Redação
Publicado em 06 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
Com pintura toda em preto, Street 750 tem “cara de má”

Para marcar seus 115 anos, a Harley-Davidson anunciou uma estratégia de total renovação na gama de seus produtos. A fabricante de motos norte-americana reduziu o peso dos modelos e criou novos chassis e motorizações, além de melhorar os sistemas de suspensão – desenvolvimentos que já tinham sido apresentados nas motocicletas mais sofisticadas da linha Touring. 
 
Agora, a novidade alcança outros modelos Touring, além de modificar intensamente os modelos da linha Softail. Ela também passa a dispor dos motores Milwaukee-Eight. Tudo isso como celebração aos 115 anos de história da emblemática marca.
 
Os novos modelos Street Glide Special e Road Glide Special da linha Touring se distinguem por um aspecto mais agressivo. As principais renovações nessas duas são no sentido estético, pois trazem combinações de cromado e tonalidades em preto que se estendem desde os faróis até a parte traseira, incluindo abertura do motor, tampa do filtro de ar e os protetores dos escapes. Outras novidades mecânicas são a incorporação de um novo sistema de conectividade Bluetooth e suspensão de dupla válvula na dianteira e com calibração manual na traseira.
 
Chassi também é novo
 
No caso das integrantes da família Softail, a renovação estética busca um ponto médio entre o desenho mais clássico e a linha mais moderna da Dyna. Mecanicamente, elas trazem a estreia de um chassi de aço com rigidez 65% maior e a presença de um novo jogo de suspensão dianteira e traseira. Esse conjunto, de acordo com a Harley-Davidson, foi desenvolvido para ser mais curto e aumentar a capacidade de torção de que necessitam os motores de dois cilindros em V Milwaukee-Eight 107 (1.746 cm³) e Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³), de duplo balanceador.

 

Design não abriu mão do estilo típico

As oito motocicletas da família Softail apresentam uma notável troca nas linhas de desenho em relação a suas antecessoras. Fat Boy, Heritage Classic, Low Rider, Breakout, Deluxe, Street Bob, Fat Bob e Softail Slim tiveram uma renovação específica, mas compartilham elementos como faróis em LED, painel e tanque de gasolina redesenhados e redução de peso de até 7 kg. Tanto as renovadas Softail quanto as Touring estão previstas para chegar ao mercado norte-americano no final deste ano. 
 
Futuramente, a Harley-Davidson pretende expandir a comercialização dos modelos para outros mercados, entre os quais, muito provavelmente, o brasileiro.
 

Apresentação

 
Lançamento. Os 13 novos modelos da Harley-Davidson – oito da gama Softail e cinco da Touring – foram apresentados de uma só vez em Los Angeles, nos Estados Unidos. Todos eles integram a linha 2018, que fabricante oferecerá na América do Norte.