Segurança

Preservação vital para a indústria

Resultados do Latin NCAP ganham cada vez mais importância no mercado automotivo nacional; marcas apostam alto na segurança como estratégia de venda

Qua, 11/10/17 - 03h00

A compra de um carro sempre envolve mais aspectos emocionais que racionais. Design, conforto e até potência têm um poder de atração forte entre os consumidores. Mas, com o passar dos anos, os brasileiros foram sendo estimulados a se interessarem mais pela questão da segurança na hora de escolher um automóvel. Mudanças na legislação, como a que implantou airbags frontais e ABS obrigatórios em todos os modelos produzidos a partir de 1º de janeiro de 2014, foram decisivas nesse ponto. Mas outro fator vem chamando atenção e começa a ganhar mais destaque: os testes de impacto promovidos nos modelos vendidos no país. É aí que entra o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe, o Latin NCAP. O instituto utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre zero e cinco estrelas a proteção oferecida pelos modelos para ocupantes adultos, crianças e até pedestres.

Neste ano, por exemplo, já foram realizadas cinco séries de testes pelo programa. A última delas resultou em qualificação máxima para os novos Toyota Corolla e Volkswagen Polo. Tanto o sedã quanto o hatch conseguiram cinco estrelas na proteção do ocupante adulto e também do infantil. “Esses últimos resultados são uma consequência da reação dos consumidores e da resposta dos fabricantes e do mercado, pois estão introduzindo níveis de segurança cinco estrelas além, e bem antes, de qualquer regulação governamental em toda a região”, avalia Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Compromisso maior

O Volkswagen Polo, produzido no Brasil e lançado nos últimos dias, foi avaliado em relação a impacto frontal, lateral e lateral de poste. Para alcançar a qualificação máxima, foram necessários ter de série os airbags laterais, que protegem cabeça e tórax dos passageiros da frente. Já para crianças, além da boa segurança em impactos, há ancoragens Isofix, interruptor para desligar o airbag do passageiro e cintos de três pontos em todas as posições traseiras.

“Os fabricantes estão mostrando compromisso com relação a veículos mais seguros, embora faltem regulamentações sólidas de segurança em toda a região”, afirma Ricardo Morales Rubio, presidente da comissão diretiva do Latin NCAP.

 

Testes de impacto feitos na Europa são mais completos

Os testes do Latin NCAP começaram em 2010, mas somente em 2014 a entidade se tornou uma associação formal. E, apesar de suas avaliações serem realizadas na Alemanha, suas classificações não podem ser comparadas diretamente às do Euro NCAP. Por lá, a classificação final é feita a partir de cinco testes diferentes: frontal, lateral, contra poste, efeito chicote e contra pedestres.

O Latin NCAP apenas aplica o teste de batida frontal e batida lateral para elaborar a classificação de estrelas de cada carro. O impacto lateral de poste ocorre apenas para os modelos que podem alcançar a nota máxima. Testes de efeito chicote e para pedestres, de acordo com o Latin NCAP, serão instituídos conforme “o programa for se desenvolvendo”. Atualmente, uma boa avaliação em relação a pedestres recebe apenas um diploma.

A escolha dos modelos testados se dá em função de um ranking dos mais vendidos. Uma lista é produzida com todas as cifras obtidas na comercialização dos veículos nos países avaliados, bem como um índice de vendas proporcional (per capita) por país. Depois, a associação seleciona os mais bem-sucedidos em tantos países quanto possível. Os modelos escolhidos são de versões com o equipamento mais básico disponível em qualquer país do mercado latino-americano. Mas qualquer fabricante pode patrocinar uma avaliação, entregando uma unidade de outra configuração.

 

Populares tiveram notas ruins

Muitos carros não tiveram tanta sorte em testes aplicados recentemente pelo Latin NCAP. O Fiat Mobi ganhou somente uma estrela nos testes de colisão para proteção a adultos e duas estrelas para passageiro infantil. Chevrolet Onix se saiu ainda pior: nenhuma estrela para adultos, mesmo com airbags frontais, e três estrelas para crianças. Renault Captur e Peugeot 208 também foram postos à prova. O primeiro faturou quatro e três estrelas, respectivamente, enquanto o hatch garantiu duas e três estrelas.

Cinco estrelas

No caso do Corolla, o sedã médio já tinha obtido cinco estrelas na proteção de adultos em sua avaliação anterior, em 2014. A unidade testada agora tinha de série sete airbags. A possibilidade de colocar o dummy – boneco utilizado na avaliação, com dimensões próximas às de uma criança de três anos de idade – olhando para trás, melhora a proteção infantil no impacto frontal, o que ajudou o sedã a alcançar as cinco estrelas.

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