Serviço

Problemas na caixa de direção: volante duro é coisa séria

Apesar de ser um item de longa durabilidade, complicações, quando acontecem, devem ser reparadas o mais rápido possível

Sex, 19/04/19 - 03h00
Impactos fortes contra calçadas e obstáculos podem afetar componentes da caixa de direção | Foto: Pixabay/Divulgação

A caixa de direção é responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterçá-las. Por isso, qualquer diferença sentida ao guiar o carro deve ser verificada imediatamente. Problemas na caixa de direção geralmente refletem na variação direcional do veículo e no esforço realizado para a manobra.


Um exemplo que pode estar atrelado à caixa de direção é a famosa “folga” no volante ou então uma dificuldade ou esforço maior para realizar o esterçamento da direção. Qualquer anormalidade na questão direcional deve ser avaliada com urgência, pois trata-se de um item de segurança que não pode ficar para depois.


De acordo com Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) ao qualquer sinal de problema, o motorista deve procurar uma oficina de confiança para verificação o quanto antes, a fim de evitar danos maiores no conjunto da caixa de direção, como, por exemplo, danos ou desgastes nos retentores, no chamado “guarda-pó”, cremalheira e pinhão, que compõem o sistema.


Erro comum

Em muitos casos, o mais seguro é solicitar um guincho até a oficina que realizará a verificação, garantindo assim maior segurança para o motorista.


De acordo com Burin, algumas pessoas deixam para verificar o problema muito após o surgimento das pequenas variações na caixa de direção, podendo causar sérios danos e até a quebra mais drástica do conjunto. “É bom evitar oficinas de curiosos e encaminhar o veículo para estabelecimentos especializados que apresentem diagnóstico, orçamento e também a garantia do serviço”, orienta o especialista.


Custo varia muito
Sai caro, sempre. O preço de uma caixa de direção nova varia conforme o modelo, o tipo e a gravidade do problema apresentado, além da disponibilidade das peças afetadas. Pode partir de R$ 2.500 para um carro de entrada como um Uno 1.0 com direção hidráulica, por exemplo, ou custar mais de R$ 8.000 para um modelo mais caro como um VW Golf, equipado com direção elétrica. Se o modelo for importado, o custo pode ser ainda maior. Para evitar problemas na caixa de direção, o ideal é realizar manutenções periódicas no carro.


Fique atento aos sinais de defeito


Em curvas mais acentuadas, caso perceba barulhos e ruídos mais finos ao virar o volante, é um indício de que a caixa de direção está com problemas. Ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado em componentes como a barra, a caixa e os terminais de direção.


Se o veículo tem direção hidráulica ou elétrica e o volante fica muito rígido a ponto de o motorista ter dificuldades para fazer manobras, é outro sinal de problemas na caixa de direção. Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas.


Volante vibrando também pode ser problema na caixa de direção e merece atenção. Só que outros problemas também podem causar isso, como carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem e freios desgastados. Por isso, o melhor é levar o carro a uma oficina ou concessionária.

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