Indústria

Programa desenvolve ferramenteiros para o mercado automotivo

Parceria entre Aethra, Grupo FCA e Fiemg deu origem a ação de capacitação em Minas Gerais

Qui, 07/12/17 - 19h36
Minas Gerais ganhou recentemente um novo programa de capacitação para ferramenteiros, que são os profissionais responsáveis por desenvolver e manter maquinário destinado à estamparia, processo ligado à indústria automobilística. Neste mês, os primeiros estudantes fizeram uma demonstração, em tempo real, de um dispositivo de dobra e repuxo de estamparia no auditório da Aethra, em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte. 
 
Batizada de Programa de Formação de Ferramenteiros, a ação de capacitação é fruto de uma parceria firmada entre Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), Aethra e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Duas turmas já estão em andamento e, para ministrá-las, os instrutores participaram de um treinamento em Torino, na Itália, em busca de atualização de métodos e técnicas.
 
O programa abrange o novo currículo para a profissão, que é mais amplo. Além da formação para Ferramenteiro de Fabricação e Manutenção, o profissional também tem a opção de se especializar em Ferramentaria de Desenvolvimento, para projetos na área de estampo. O programa contempla também uma vertente de gestão.
 
De acordo com a Aethra, os processos seletivos para a formação de mais duas turmas, no primeiro semestre de 2018 , já estão em andamento. Ao todo, Serão 40 alunos selecionados. O segundo semestre do ano que vem terá outra turma, com 30 alunos.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.