Moto

Robustez com toques de funcionalidade

Triumph Tiger 800 fica mais moderna e ganha maior capacidade off-road graças a novos recursos eletrônicos e a alterações mecânicas

Qua, 13/12/17 - 02h00

Para a Triumph, a Tiger 800 sempre foi a “menina dos olhos” no Brasil. Não apenas porque o mercado de alta cilindrada é o menos afetado pela crise – a queda nas vendas entre janeiro e outubro deste ano no segmento de duas rodas chega a 15,8% –, mas também porque, com a qualidade duvidosa das ruas e das estradas nacionais, pilotar uma maxitrail sempre cai melhor, pela robustez. Até porque, dependendo da região, o asfalto esburacado pode ser pior de enfrentar que um trajeto de terra. Apresentada no EICMA, o Salão de Milão, a marca demorou apenas uma semana para mostrar a nova geração da linha Tiger por aqui, no Salão Duas Rodas de São Paulo.

As vendas, no entanto, só começam no ano que vem, a partir de junho, junto com a nova Bonneville T100 Black. Atualmente comercializada em cinco versões – XR, XRx, XRx Low, XCx e XCa –, a nova Tiger 800 foi mostrada em apenas três configurações. São elas a XRx Low, XRT e a top XCa. Por enquanto, os preços partem de R$ 39.990, na XR, e chegam aos R$ 52.990 da XCa. Para a nova geração, no entanto, os valores ainda não foram divulgados.

Aperfeiçoamentos

A Triumph direcionou as melhorias da nova Tiger 800 para a tecnologia, o conforto e o estilo. O novo modelo recebeu atualizações importantes em sua capacidade off-road e também no conforto para rodar em qualquer tipo de piso – o banco, por exemplo, foi redesenhado. De acordo com a fabricante, foram promovidas mais de 200 melhorias entre chassi e motor.

O propulsor de três cilindros e 800 cm³ segue a mesma lógica, com quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e injeção eletrônica multiponto sequencial, gerenciado por um câmbio manual de seis marchas, com transmissão final por corrente. A primeira marcha está mais curta, e o escape, menor. A potência se manteve em 95 cv.

O painel de instrumentos TFT é colorido, com cinco polegadas, e o freio dianteiro, dependendo da versão, leva a assinatura da Brembo.

Recursos favorecem a interação com o piloto

A nova geração da Triumph Tiger 800 ganhou um novo modo de pilotagem, o Off-Road Pro, voltado para motociclistas mais experientes na condução em percursos fora da estrada. São até seis opções de pilotagem diferentes. É possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio. Dessa forma, o condutor pode assumir por completo o comando da motocicleta.

Configurações de suspensão otimizadas; punhos acoplados ao guidão incorporando botões com iluminação de fundo; iluminação em LED; controle de velocidade de cruzeiro atualizado; quadro avançado, e carenagem especial também estão no pacote.

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