Internacional

Substituto do Renault Zoe é revelado no Salão de Genebra 2024

Novo Renault 5 E-Tech promete reviver o charme clássico com tecnologia sustentável e desempenho moderno; modelo só chegará às lojas em 2025 por 25 mil euros

Por Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 | 18:00
 
 
Renault 5 E-Tech é a grande esrela da marca no Salão de Genebra 2024 Foto: Divulgação

O Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, foi palco do grande retorno de um ícone à Europa: o Renault 5, agora reimaginado como um moderno carro elétrico urbano.

Substituto do Renault Zoe, que chegou a ser vendido no Brasil, o novo Renault 5 E-Tech combina estilo retrô com tecnologia de ponta, prometendo conquistar corações e mentes de uma nova geração de motoristas. 

O novo Renault 5 E-Tech deve ter preço inicial de 25 mil euros na Europa (cerca de R$ 135 mil na conversão direta). As vendas do novo modelo devem começar só em 2025. 

Design inspirado no passado

A equipe de design da Renault fez um trabalho impecável ao criar um sucessor moderno que se mantém fiel ao modelo original. O novo Renault 5 ostenta faróis e lanternas traseiras inspiradas no clássico, além de arcos de rodas proeminentes e maçanetas escondidas nas colunas C para um visual de três portas.

Detalhes em vermelho remetem ao lendário R5 Turbo, enquanto o interior traz charme retrô com costuras verticais no painel e saídas de ar retangulares.

Motor elétrico de 150 cv

O Renault 5 E-Tech oferece duas opções de bateria: 40 kWh ou 52 kWh. A autonomia varia de 300 a 400 km, com tempos de carregamento rápidos de 30 minutos para 80% em corrente contínua. O motor elétrico oferece até 150 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.

O novo Renault 5, apelidado na Europa de R5, é equipado com suspensão independente multi-link na traseira, garantindo um comportamento dinâmico superior.

A tecnologia de carregamento bidirecional permite alimentar aparelhos externos, enquanto a bomba de calor aquece a cabine rapidamente. Um toque especial é o logotipo 5 no capô, que funciona como indicador de carga da bateria.