Lançamento

Sueco bonito por fora e por dentro

Volvo XC40 desembarca no Brasil em três versões de acabamento; modelo inédito chega para completar a linha de SUVs da marca escandinava no país

Qua, 11/04/18 - 03h00

Presente em diversos segmentos, faltava à Volvo, no Brasil, um SUV compacto para disputar terreno com outros modelos de luxo como Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1. Mas agora, não falta mais! A tradicional marca sueca, hoje controlada pela chinesa Geely, acaba de lançar no país o Volvo XC40.

O modelo desembarca no Brasil importado da Bélgica com preço bem agressivo para o segmento, a partir de R$ 169.950. O SUV será oferecido em três versões de acabamento. Primeiro chegam as configurações Momentum (R$ 194.950) e a esportiva R-Design (R$ 214.950). Ambas são equipadas com o renovado motor T5 da Volvo, 2.0 turbo, a gasolina, com sistema de injeção direta de combustível e 252 cv de potência. Em julho, estreia a versão de entrada (a T4), com o mesmo motor, mas menos potente, com 190 cv. O câmbio é sempre automático de oito marchas.

Para entrar com tudo no segmento, a Volvo construiu o XC40 com medidas semelhantes às de seus pares. Em uma comparação simples, ele mede 4,42 m de comprimento, o mesmo tamanho do Jeep Compass. O porta-malas de 460 L está na média da categoria.

Muito além do visual

Visualmente, o XC40 herda o mesmo DNA dos dois irmãos mais velhos e maiores, os SUVs XC60 e XC90. A carroceria prima pela beleza e fluidez de suas linhas. A identidade visual da Volvo também faz presença nos faróis e nas lanternas, ambos em LED, com desenhos bem característicos. No entanto, o novo modelo da Volvo se destaca não apenas pelo design envolvente, mas também pelas várias tecnologias de condução semiautônoma, e, claro, pela famosa obsessão da marca sueca com os itens de segurança. Tal como no XC60 e no XC90, o XC40 também traz de série sistema de frenagem automática (conhecido como City Safety), que reduz o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais. A lista de equipamentos inclui também sistema auxiliar de permanência em faixa, que mantém e corrige a trajetória do carro caso ele esteja invadindo a contramão entre 65 km/h e 140 km/h.

O novato também vem equipado com outros recursos interessantes, como sistema de proteção em saída de estrada e controle de cruzeiro adaptativo, no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo. Neste caso, a direção pode ser semiautônoma até os 130 km/h.

O jornalista viajou a convite da Volvo

 

Central multimídia é nova e promete ser mais intuitiva

Por dentro, o Volvo XC40 oferece um acabamento digno do valor que é cobrado pelo modelo e até melhor do que o de SUVs rivais, com a presença de materiais agradáveis aos olhos e ao tato.

O sistema multimídia, chamado de Sensus Connect, tem tela touch screen de nove polegadas e sistema antirreflexo. Ele reúne praticamente todos os comandos do carro em um único lugar. A central agrega as funções do ar-condicionado digital (de três zonas), do aquecimento dos bancos, além do navegador GPS integrado.

De acordo com a Volvo, em relação ao equipamento presente no XC60 e XC90, o display recebeu atualização gráfica, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. As funções também podem ser acessadas por comando de voz, e o sistema é compatível com CarPlay ou Android Auto. Os recursos também podem ser acionados por comando de voz. O que também chama atenção no XC40 é seu painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas personalizável.

O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

Saiba mais

Revisões e versão PcD. O XC40 inaugura um esquema de revisão a preço fixo da Volvo até os 150 mil km. Há também versão para Pessoas com Deficiência (PcD). Neste caso, o preço do modelo cai para R$ 145.950 na versão de entrada, a T4.

Onde comprar. Em Belo Horizonte, a concessionária exclusiva da Volvo é a Valborg, que fica na avenida Barão Homem de Melo, 4.360, no bairro Estoril.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.