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Super Ténéré agora é nacional e ganha melhorias

Modelo da Yamaha é montado em Manaus e está mais potente; preços são de R$ 55.990 e R$ 61.990

Por Da Redação
Publicado em 27 de setembro de 2014 | 03:00
 
 
Yamaha XT 1200Z Super Ténéré Foto: Yamaha/Divulgação

Ténéré é uma região que os pilotos do extinto e famoso rali Paris-Dakar consideram das mais perigosas do deserto do Saara, na África. O termo também foi escolhido pela Yamaha para batizar sua gama mais alta de motos trail, que surgiu em 1983. E agora, 31 anos depois, o Brasil se tornou o primeiro país a produzir a família inteira fora do Japão. Entre os modelos, está o mais potente deles: XT 1200Z Super Ténéré.

Nessa “nacionalização”, a SuperTénéré ganhou um “update” eletrônico, novos grafismos e cores. Ela também passa a ser vendida em duas versões. A Standard custa R$ 55.990 e vem de série com piloto automático, ajuste de bolha, piscas em LED, indicador de marcha, suporte para GPS, bagageiro triplo e computador de bordo. Ainda traz itens de segurança como controle de tração em dois níveis e sistema de freios ABS. O para-brisa foi redesenhado para dar mais proteção contra o vento e menos poluição sonora. A posição do guidão está 10 mm mais próxima ao piloto para incrementar o conforto na pilotagem.

Já a configuração Deluxe é a mais dispendiosa: R$ 61.990. Porém ela traz a principal novidade da bigtrail. Trata-se de uma suspensão eletrônica controlada por um comando situado no guidão, com quatro posições pré-programadas e outras 14 ajustáveis. Outro recurso desta versão é o aquecedor de manopla e os freios ABS com o chamado UBS – sistema de unificação de freios –, que é o já conhecido sistema de combinação de frenagem nas duas rodas.

A versão 2015 ainda passou por um retrabalho na engenharia da Yamaha, que fez pequenas mudanças no motor de 1.199 cc, dois cilindros em linha, quatro válvulas e duas velas por cilindro, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida. Agora são 112 cv – 2 cv a mais – a 7.250 rpm e 11,9 kgfm de torque a 6.000 giros – ganho de 0,3 kgfm. A transmissão de seis marchas move a roda traseira por um eixo cardã. Ainda traz o Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T), que controla melhor a resposta do acelerador eletrônico e entrega a potência e o torque de uma forma mais suave para dar maior controle a quem pilota. Ambas as versões podem ser compradas na cores cinza e azul.

Impressões

O que chama a atenção logo de cara na Yamaha XT 1200Z Super Ténéré é que, apesar de ser uma motocicleta grande e pesada, ela é muito fácil de manejar. O ângulo de viragem é bastante amplo, e a posição de pilotar mais elevada é uma das mais cômodas do segmento. Já a resposta do motor é imediata e melhora com a subida dos giros. O novo para-brisa está mais aerodinâmico e permite viajar por longos períodos sem o incômodo de ruídos.

Outro ponto positivo da Super Ténéré é sua autonomia. É possível rodar até 400 km com um único tanque. Tanto na cidade quanto na estrada, a bigtrail da Yamaha surpreende. O comportamento em baixas e altas velocidades é impressionante. Ela “gruda” no chão e permite ao piloto desfrutar de caminhos mais sinuosos.