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Testamos o novo Range Rover Velar na Noruega; veja nossa avaliação

Novo e luxuoso utilitário-esportivo da Land Rover desembarca no Brasil em novembro com preço a partir de R$ 291 mil

Qua, 09/08/17 - 03h00

Pelas belas e sinuosas estradas em meio aos vales e fiordes do norte da Noruega, Super Motor testou em primeira mão o Range Rover Velar. O novo utilitário-esportivo da marca inglesa acaba de ser lançado na Europa e desembarca no Brasil a partir de novembro.

Em termos de tamanho e custo, o luxuoso SUV se encaixa entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport na gama de modelos da Land Rover. No Brasil, o Velar entrou em pré-venda em maio. O modelo fabricado na planta da Land Rover em Solihull, no Reino Unido, é oferecido em quatro versões, todas equipadas com motor 3.0 V6 Supercharged, de 380 cv, a gasolina. Todas elas vêm com câmbio automático de oito marchas. Confira o vídeo de apresentação do SUV, na Noruega:


Os preços partem de R$383,1 mil (R-Dynamic S), R$405,4 mil (R-Dynamic SE), R$445,5 mil (R-Dynamic HSE) e chegam a R$513,9 mil para a versão First Edition, limitada no Brasil a 20 unidades. No fim do ano, a marca promete importar o Velar também com duas opções de motores 2.0 L: a gasolina de 250 cv – partindo de R$291 mil – e a diesel, com 180 cv – e preço a partir de R$311 mil.

Design e tecnologia

O irmão do Evoque tem um visual bem classudo. Para se ter uma ideia, as linhas do Velar são tão limpas a ponto de as maçanetas do carro ficarem embutidas nas portas. O teto solar panorâmico pintado de preto e as alongadas lanternas traseiras também destacam-se no refinado design do SUV.

Por dentro, não há como não se encantar com a dupla tela sensível ao toque de dez polegadas no console central do Velar. Elas servem para ajustar quase todas as configurações do carro, do ar-condicionado digital de três zonas ao sistema Terrain Response 2, que capacita o Velar a transpor todo tipo de terreno sem sustos, do cascalho a neve, areia ou lama.

Não custa lembrar que a capacidade off-road excepcional está no DNA da Land Rover, e o Velar, claro, não poderia ser exceção. Apesar de uma pegada mais urbana, ele está pronto para encarar qualquer obstáculo que ouse impedir sua passagem.

As rodas de liga leve aro 22, com pneus de uso misto e tração 4x4 integral, além da suspensão a ar e dos bons ângulos de ataque e de saída, denunciam isso. Para a marca, Porsche Macan, Audi Q5 e BMW X5 pintam como rivais do novo Range Rover.

Velar prova que tem muito equilíbrio em qualquer terreno

Nossa jornada de 450 km dirigindo o Velar pela Noruega partiu do pequeno aeroporto de Molde, a 500 km da capital Oslo, e terminou na portuária cidade de Alesund. Para o longo test drive, a Land Rover reservou apenas unidades da versão limitada e top de linha do Velar, a R-Dynamic First Edition. Logo ao desembarcar, as novas “aeronaves” já estavam lá, à espera dos jornalistas.

Apesar do comprimento e largura mais avantajados em relação ao Evoque, no percurso até Alesund o Velar mostrou muito equilíbrio. O SUV esbanjou desempenho e conforto na medida certa e em vários tipos de situação como, por exemplo, ao ser acelerado pela estonteante estrada da montanha Trollstigen, uma das principais atrações turísticas da Noruega, que destaca-se pelo terreno íngreme (com inclinação de 9%) e, sobretudo, pelas 11 curvas acentuadas que desenham seu curso, serpenteando as encostas.

Toda a capacidade off-road do Velar foi posta à prova ao subir e descer 1.219 m pela estrada com pedras gigantes e muito cascalho, que leva até a estação de esqui Strandafjellet, situada nos Alpes Sunnmore, perto de Stranda.

No asfalto, com aceleração suave e bom torque a baixas rotações, o motorzão 3.0 V6, de 380 cv, trabalhou firme e silencioso, com as rodas deslizando como se estivessem sobre trilhos pelas estreitas e tortuosas rodovias à beira dos fiordes, cortados por vários túneis e pontes sobre o mar da Noruega.

Carro vira ‘provedor’ de internet

O alto nível de conectividade do Velar é outro ponto que chama atenção no novo Range Rover. O carro vem com entrada para chip de celular 4G e se transforma em um hotspot com capacidade de conectar simultaneamente até oito dispositivos à internet, via wi-fi.

Além disso, é possível navegar na web por meio do próprio browser instalado na central multimídia do carro, que traz um HD com 60 GB de espaço. Por questão de segurança, o navegador fica travado caso o Velar esteja em movimento. O sistema de som do Velar, da marca Meridian, vem com incríveis 24 alto-falantes. Para se divertir ainda mais, o Velar pode vir equipado com duas telas independentes de oito polegadas nos apoios de cabeça dos bancos da frente. Dá para assistir filmes e até os canais da TV digital.

O sistema tem duas portas USB 3.0, uma HDMI e Mobile High-Definition Link (MHL), compatível com a maioria dos dispositivos. Dois fones de ouvido sem fio completam o interessante pacote.

O jornalista viajou a convite da Land Rover

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