Lançamento

Toro renovada se destaca pelo motor 1.3 turbo flex de 185 c.v e conectividade

Picape da Fiat chega à linha 2022 com mudanças visuais e interior redesenhado, preços começam em R$ 114.590, versão de entrada, Endurance 1.8 Flex AT6 e chegam a R$ 187.490, Ultra Turbo Diesel

Por Da Redação
Publicado em 22 de abril de 2021 | 14:57
 
 
Versão Ultra com motor turbo diesel é a topo da gama Toro e custa a partir de R$ 187.490 mil Foto: Stellantis/Divulgação

Produzida no Polo Automotivo de Pernambuco, desde 2016, a Fiat Toro inaugurou uma nova categoria dentro de seu segmento de mercado, o modelo, na definição dos que a conceberam é um SUP (Sport Utility Pick-up), traduzindo: um esportivo utilitário, mas com caçamba de picape, uma proposta inovadora que fez com que a concorrência se movimentasse. É certo que muito em breve outras marcas entrem para competir nesta área. Em relação a sua participação em vendas, a Toro tem em seu currículo o segundo lugar entre todos os modelos de picape vendidas no Brasil no ano passado. Isso não é pouco, a oferta de produtos oferecidos é extensa e quase sua totalidade de tamanho maior e com proposta de utilização diferenciada. A Toro marcou época em sua chegada e promoveu uma ruptura no universo dos utilitários, e assim, com muita responsabilidade de seguir como um produto diferenciado, a linha 2022 recebeu mudanças significativas, as primeiras de grande impacto desde o seu lançamento.

Mudar para seguir na frente

São mudanças visuais, principalmente na dianteira, com novos faróis, duas novas grades para as versões topo de gama, Ultra e Ranch, interior completamente renovado, com central multimídia que conta com tela vertical de até 10”, inspirada na irmã maior, a RAM,. Destaque para a conectividade e conveniência através de avançados recursos de informação e entrenimento. E, embaixo do capô, a cereja do bolo, um novo motor turbo, flex, de 1.3 litros, de 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque, que vão dão novo ânimo para a picape seguir seu crescimento na participação de mercado, que ano passado foi de 2,8% e para 2021 conta com uma previsão de 3,4% da fatia total do bolo entre todos os produtos vendidos

Proposta

O grande apelo e diferencial da picape Toro está em sua inédita proposta de utilização, por suas dimensões tem as características de uma picape para uso urbano, que serve além do trabalho para o laser.  Outro destaque é seu custo-benefício frente a seus competidores de tamanho muito maior, segundo a Fiat, até hoje, a Toro foi a opção de compra de quase 300 mil clientes. Como dissemos, é a segunda picape mais vendida da marca atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Pode-se dizer que ela foi um divisor de águas na história da montadora no Brasil. Quando foi lançada a Fiat detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no país saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

Super Motor flagra Fiat Toro 2022 sendo testado em BH pic.twitter.com/FKwsdXEnYs

— O Tempo (@otempo) April 22, 2021

Novo coração

São muitos os destaques, mas a maior novidade diz respeito ao desempenho. A Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. O novo coração bate sob o capô das versões Endurance, Freedom e Volcano, mas segue em oferta o conhecido propulsor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao âmbio automático de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada. A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2.

Conectada com o mundo

O modelo passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva. A parceria com a TIM Brasil possibilita toda esta interatividade com o mundo fora do cockpit. Anunciada em fins de 2020, o acordo com a operadora inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

Segurança

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas. São ao todo nove versões e o modelo estará disponível para venda na rede de 520 concessionárias da marca, a partir de 15 de maio. (RC)