Lançamento

Um utilitário pra lá de esportivo

Terceira geração do Porsche Cayenne desembarca no Brasil em três versões e com motores V6, V5 e V8 mais potentes; interior incorpora itens do novo Panamera

Qua, 15/08/18 - 03h00

Lançada na Europa no segundo semestre de 2017, a terceira geração do Porsche Cayenne acaba de desembarcar no Brasil. O preço começa em R$ 423 mil e chega a R$ 733 mil para o Cayenne Turbo. Além do visual renovado, o luxuoso utilitário-esportivo ganhou motores mais potentes e novo chassi. “Ao lado do Macan, o Cayenne é o grande líder de vendas da Porsche. A chegada desta nova geração faz parte da estratégia para conquistarmos ainda mais espaço no mercado brasileiro e uma oportunidade de atingir resultados que superem os patamares de 2017, ano recorde da marca”, afirmou Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil.

As versões do SUV variam de acordo com os motores. A opção de entrada chamada apenas de Cayenne traz um V6 3.0 de 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Com esses predicados, segundo a Porsche, o novo Cayenne acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h. Na versão intermediária, o Cayenne S (R$ 523 mil) recebe um inédito motor V5 2.9 biturbo de 440 cv e 56,1 kgfm de torque, que atinge os 100 km/h em 5,2 segundos. A cereja do bolo é a versão top do SUV, chamada de Cayenne Turbo. Ela é empurrada por um V8 4.0 biturbo de 550 cv e 78,5 kgfm de torque, que leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge os 286 km/h, segundo a Porsche. Todas as versões do modelo são equipadas com câmbio automático Tiptronic de oito marchas com tração integral.

Mais espaçoso

O novo Cayenne possui entradas de ar maiores na dianteira em virtude do aumento de potência nos motores; as lanternas de canto horizontais conferem ao SUV um visual mais largo e atlético. A nova geração do SUV ficou 63 mm maior em comprimento do que o modelo anterior, mas mantém a mesma distância entre eixos (2,89 m). Em altura, são 9 mm a menos, o que confere uma silhueta mais alongada ao carro. O porta-malas agora comporta até 770 L – um ganho de 100 L. 

No interior, a terceira geração do SUV incorpora elementos do novo Porsche Panamera com destaque para a tela de 12,3 polegadas da central multimídia. O painel de instrumentos traz duas telas digitais de sete polegadas nas laterais com informações sobre o carro e o conta-giros central analógico. Todas as versões chegam ao Brasil equipadas com faróis full-LED, além de tecnologias avançadas como visão noturna, câmera termal, detector de ponto cego, park assist e sistema de leitura de placas de trânsito, entre outros.

 

Opcionais aprimoram a dirigibilidade

De acordo com a Porsche, o novo Cayenne possui sistemas ativos de chassi, que são analisados e sincronizados por um sistema computadorizado chamado de Porsche 4D Chassis Control. Esse dispositivo trabalha em tempo real otimizando continuamente o comportamento de pilotagem do veículo. 

Assim como no 911 e no Panamera, o Cayenne pode ser agora equipado com o eixo traseiro direcional. Ele melhora a agilidade nas curvas e a estabilidade nas mudanças de faixa com velocidades mais altas. Além disso, o diâmetro de giro do volante fica reduzido para facilitar a manobrabilidade do carro no uso do dia a dia. 

A suspensão a ar adaptável – opcional com nova tecnologia de três câmaras –, aumenta significativamente a amplitude entre uma conexão rígida e esportiva oferecendo, segundo a Porsche, o conforto de viagem equiparável ao de um sedã. Esse sistema permite ajustar a altura em relação ao solo para rodar, por exemplo, em terrenos fora de estrada. 

Já o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) – que também é opcional –, atua para estabilizar oscilações ativamente, evitando inclinações laterais em curvas. Além disso, ele diminui o balanço lateral do veículo em pista ondulada oferecendo uma dinâmica mais confortável na rua – em qualquer velocidade, sem falar nas manobras melhoradas e uma relação mais equilibrada da força sobre o acelerador.

O novo Porsche Cayenne é feito sobre a plataforma MLB Evo. É a mesma dos Audi Q7 e Q8, do novo Volkswagen Touareg e do inédito e recém-lançado utilitário-esportivo da Lamborghini, o Urus.

Segundo a marca, as melhorias na arquitetura deram ao novo Cayenne um melhor desempenho nas curvas, garantindo mais esportividade ao modelo. (Da redação)

 

BH terá revenda da Porsche na Raja Gabaglia

Deve ser inaugurada em dezembro a primeira concessionária Porsche de Belo Horizonte. O Grupo Bamaq foi escolhido para representar a marca na cidade. A inédita revenda será construída na avenida Raja Gabaglia, próximo ao número 2.222. 

“Nosso trabalho foi intenso: fizemos um estudo completo e detalhado. A perspectiva para a nova concessão é ótima, e a qualidade dos produtos Porsche aliada ao nosso know-how em veículos premium torna o cenário ainda mais atraente”, afirma o diretor do Grupo Bamaq, Clemente Faria Júnior. (Da redação)

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