Lançamento

Visual exótico e conforto se destacam no Cherokee

Quinta geração do SUV da Jeep chega com novo conjunto mecânico e conteúdo tecnológico; inicialmente, modelo virá na versão Limited, por R$ 174,9 mil

Qui, 11/09/14 - 20h23

A Jeep lançou no Brasil o novo Cherokee, a quinta geração do modelo, que rompe quase que completamente com a estética da marca. O “quase” fica por conta da grade com sete fendas e os para-lamas trapeizodais, que funcionam como DNA do fabricante norte-americano e são elementos presentes no utilitário-esportivo que é importado dos Estado Unidos.

Inicialmente, o novo Cherokee chega apenas na versão intermediária Limited, que já está disponível nas concessionárias da marca, com preço de R$ 174,9 mil. Outras duas configurações estarão disponíveis em breve: a de entrada Longitude, tabelada em R$ 159,9 mil, e a top de linha Trailhawk, por R$ 189,9 mil, que será uma opção com mais capacidade fora-de-estrada, pois irá oferecer 4WD Low (reduzida) e bloqueio do diferencial traseiro.

O desenho do novo Cherokee divide opiniões e pode ser considerado, no mínimo, exótico, principalmente na parte da frente, onde um capô “bicudo” e faróis estreitos são os destaques. Na traseira, as lanternas lembram as que equipam o Kia Sportage. Por dentro, o visual tem um caráter mais convencional, mas executivos da marca ressaltaram, durante a apresentação do SUV, o cuidado na escolha dos materiais e da combinação de cores.

Novidade também é o conjunto mecânico: todas as versões recebem o novo motor Pentastar V6 com 3,2 l. Ele é a primeira variação do Pentastar V6 3.6 e entrega 271 cv de potência e 32,2 kgfm de torque. A caixa de marchas é automática de nove velocidades e é uma aliada na missão de baixar o consumo do SUV norte-americano.

A dirigibilidade também foi uma preocupação durante o desenvolvimento do veículo. Por isso, a resistência a torção do novo Cherokee foi incrementada graças ao uso de aço de alta resistência em 65% da estrutura do SUV. A suspensão é independente nas quatro rodas.

Pacote

Além dos novos desenho e powertrain, o Cherokee pretende fisgar consumidores da concorrência usando a tecnologia embarcada como isca. O Jeep traz de série sete airbags – sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista –, controle eletrônico de rolagem, câmera de ré, teto panorâmico, bancos dianteiros aquecidos/ventilados e reguláveis eletricamente, quadro de instrumentos com tela LCD de sete polegadas com informações de navegação, velocidade, consumo instantâneo, avisos de segurança, áudio e controle de tração e sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de até 8,4 polegadas, que controla as funções de som, climatização, GPS e telefone.

Impressões

O novo Cherokee cumpre a promessa de tratar bem seus ocupantes. O painel é emborrachado e revestido, e os bancos (na versão Limited) são revestidos em couro. A tela central no painel de instrumentos permite que o motorista customize as funções que quer ver exibidas.

Na pista, o conjunto motor/câmbio tem boa sintonia. As trocas de marchas são suaves, mas o kickdown, quando acionado, se mostrou lento, porém sem comprometer. O jipão revela desenvoltura, com boas arrancadas e retomadas. O acerto de suspensão e o isolamento acústico incrementam o conforto. Nas curvas, o Cherokee transmite segurança, mas o limite chega cedo, afinal, estamos falando de um SUV de 1,8 tonelada e com centro de gravidade elevado.

Dimensões

O Cherokee tem 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,70 m de distância entre eixos. A capacidade do porta-malas varia de 412 a 500 l, devido ao banco traseiro corrediço; a cabine tem espaço para cinco ocupantes, e o peso é de 1.834 kg. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira, com subchassi nos dois eixos.

Segurança

O novo SUV da Jeep tem sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), apoios de cabeça dianteiros ativos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle eletrônico de rolagem (ERM), câmera de ré ParkView com linhas dinâmicas, freios ABS, entre outros itens.

Off-road

As versões Longitude e Limited são equipadas com sistema de tração Active Drive I, com os modos Auto, Snow (neve), Sport e Sand/Mud (areia/lama). E o controle de tração atua eletronicamente em 12 sistemas, incluindo motor, câmbio, freios e controle de estabilidade. A tração traseira só é acionada sob demanda.

O jornalista viajou a convite da Chrysler

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