Prévia mundial

Volkswagen revela o novo Polo

Apresentada na Alemanha, sexta geração do hatch será fabricada no Brasil ainda neste ano; lançamento no mercado nacional deve acontecer em outubro

Por Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2017 | 03:00
 
 
Hatch cresceu e ficou 7 cm maior em relação a sua geração anterior Foto: Volkswagen/divulgação

A Volkswagen apresentou nesta sexta-feira o Polo de nova geração. Completamente reprojetado, o hatch ficou maior: o comprimento chega a 4,05 m, enquanto a largura é de 1,75 m, a altura é de 1,45 m, e o entre-eixos chega a 2,56 m. Isso fez com que o hatch ficasse mais espaçoso, inclusive no porta-malas, que comporta 351 L.

Além de maior, o Polo ficou também mais sofisticado, com a adoção de equipamentos inéditos na linha. Uma das novidades é o quadro de instrumentos que, em vez de mostradores, traz uma única tela TFT configurável, como em alguns modelos da Audi. Há ainda uma tela no console central, de oito polegadas, para o sistema de infotainment.

A linha europeia é composta pelas versões Trendline, Comfortline, Highline, Beats e pela esportiva GTI. Todas elas trazem luzes diurnas de LEDs e dispositivos de frenagem de emergência e monitoramento de pedestres. As configurações mais caras incluem controlador de velocidade variável (capaz de manter a distância do veículo à frente), sistema de som de 300W, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado na traseira, assistente de estacionamento, teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio, chave presencial e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Opções

O hatch terá nove opções de motor no mercado europeu. As configurações básicas são equipadas com um 1.0 aspirado de 65 cv, mas uma versão turboalimentada do mesmo propulsor eleva a potência para 115 cv. Há ainda um 1.5 turbo de 150 cv. A marca disponibiliza ainda um 1.6 a diesel, turbo, que pode entregar 80 cv ou 95 cv e até um 1.0 movido a gás natural, de 90 cv. O Polo GTI tem um 2.0 turbo de 200 cv.

Modelo será exportado via Brasil

É certo que a nova geração do Polo será produzida no Brasil a partir deste ano, de onde será exportada para outros países da América do Sul. O lançamento no mercado interno está previsto ainda para 2017 e deve ocorrer no último trimestre. No ano que vem, será a vez de a versão sedã do modelo, batizada de Virtus, estrear por aqui. A nova geração do Polo é a sexta desde que o carro foi lançado na Europa, em 1975. Desde então, ele já contabiliza cerca de 16 milhões de unidades produzidas. Vale lembrar que o modelo da Volkswagen já foi produzido no Brasil, em sua quarta geração, entre 2002 e 2014.