Teste eletrizante

VWCO promove teste-drive com o e-Delivery, seu caminhão 100% elétrico

Em parque fechado, jornalistas especializados tiveram contato com o primeiro veiculo de emissão zero produzido no Brasil

Por Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2021 | 19:01
 
 
Delivery 1jpg Foto: VWCO/Divulgação

Em um circuito especialmente preparado dentro das instalações do Jockey Clube em São Paulo, capital, profissionais da imprensa e convidados especiais puderam desfrutar de uma experiência emblemática. Naturalmente que a maioria ali presente já teve oportunidade de realizar um teste-drive, mas aquele momento foi muito além, afinal se tratava de um marco que registra o início da produção de veículos com motorização elétrica no Brasil. “Nos estamos entrando na nova era da mobilidade urbana com o e-Delivery, caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, um produto que transporta ate 60% a mais de carga do que seus concorrentes e com uma autonomia de 250 km.”, revela Ricardo Alouche, VP de Vendas e Marketing da VWCO, durante o evento na última quarta-feira, dia 20, em entrevista para o SUPER MOTOR.

Aplicação urbana

O executivo ressalta em sua fala que com sua autonomia o e-Delivery é um produto muito adequando para o transporte em grandes centros urbanos como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros, onde o cliente transporta a mercadoria, retorna para sua base e recarrega as baterias. Em relação a infraestrutura para o carregamento Alouche explica que “além do caminhão e-Delivery nos temos parceiros que fornecem o carregador das baterias, todos são homologados e junto com esses parceiros nos oferecemos 5 anos de garantia livre de qualquer problema que possa aparecer para deixar o cliente absolutamente tranquilo em relação a durabilidade das baterias e do carregamento.”

Versões

São duas versões oferecidas do e-Delivery, uma 11 toneladas no veículo 4x2e a de 14 toneladas no modelo 6x2, ambos com três packs de bateria de série e como opcional seis packs, o que possibilita a utilização 100% da autonomia de 250 km. Quando o assunto é o índice de nacionalização do caminhão Ricardo explicou à nossa reportagem que este produto se assemelha muito veículo Delivery movido com motor a combustão e a versão elétrica utiliza 70% das peças, que é totalmente nacional e assim o índice de nacionalização é da ordem de 85%.  Segundo o VP da VWCO, até agora já foram comercializadas 200 unidades do modelo com entrega prevista até o final de dezembro. E para o próximo ano um lote grande foi encomendado e já está em programa de produção para ser entregue a clientes de todo país.

e-Consórcio

A viabilidade de sua produção tem no e-Consórcio seu pilar de sustentação, o sistema abrange a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores que inclui as principais empresas que trabalham com mobilidade elétrica no mundo (GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra). O sistema elétrico de 650 volts do caminhão é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura que garantem sua autonomia - o tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida) - o caminhão elétrico comporta até 150 kW de potência em corrente contínua.

Testes

O e-Delivery roda nas ruas há mais de dois anos e meio, já são mais 30 mil quilômetros rodados em testes de engenharia e operação em condições reais, na distribuição de bebidas da Cervejaria Ambev em São Paulo. Mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, mais de 6.500 litros de diesel deixaram de ser consumidos. Além disso, o caminhão elétrico pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar – 43% de sua energia é gerada do próprio sistema regenerativo dos freios. O investimento de cerca de R$ 800 mil na compra do modelo, segundo fabricante, retorna em um prazo de 5 anos.

Adequação

Assim como o modelo que lhe deu origem, o caminhão com motor elétrico da Volkswagen tem no perímetro urbano das grandes cidades sua mais apropriada aplicação. O e-Delivery traz soluções como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. O nível de ruído é quase imperceptível, quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação, o que foi possível comprovar “in loco” e na direção segura do e-Delivery, durante exercício de “slalom” e frenagem, acompanhando pelos técnicos e instrutores da VWCO.