Opinião

Breno Galante: "espírito de luta do Atlético de Milito conquista o torcedor"

Para o blogueiro de O TEMPO Sports, o Atlético tem mostrado o espírito que o torcedor gosta e é vibrante e aguerrido

Por Breno Galante
Publicado em 16 de abril de 2024 | 14:17
 
 
Breno Galante, blogueiro do Atlético em O Tempo Sports Foto: Reprodução/Canal O Tempo Sports

O início de Milito no Atlético vem superando a expectativa da maioria dos torcedores do Galo. O técnico argentino chegou às vésperas de uma final de Mineiro, e em 23 dias, conseguiu conquistar o título estadual, deixar o Galo com 100% de aproveitamento na Libertadores, com direito a uma goleada fora de casa, e iniciou o Brasileiro com um empate também fora de casa.

São cinco jogos, com três vitórias e dois empates. Mas o principal é que são cinco jogos em que vimos um Atlético bem diferente em campo, com o espírito que o torcedor gosta. Um time vibrante, aguerrido, que busca a vitória e não se intimida, mesmo estando com um jogador a menos, como aconteceu na estreia do Brasileiro, contra o Corinthians. 

Aliás, a cada jogo que passa, o grau de dificuldade aumenta mais para o time de Milito. A estreia em São Paulo foi um grande teste para o Galo. Afinal, é sempre muito difícil enfrentar o Corinthians na Neo Química Arena, ainda mais com 45 mil torcedores apoiando o time. E, para piorar, o Galo jogou durante 45 minutos com um jogador a menos.

Mesmo diante de todos esses obstáculos, o que vimos foi um time que mostrou muita personalidade, um time maduro que não sentiu a pressão da torcida e teve uma boa consciência e obediência tática para, com um jogador a menos, enfrentar o Corinthians de igual para igual. Eu estive presente no jogo e a sensação que tive foi que, se o Battaglia não fosse expulso, o Galo teria estreado com vitória no Brasileiro.

Após o jogo, Milito fez questão de destacar o empenho e a entrega dos jogadores, que não abriram mão de jogar em momento algum e que confiaram nas suas instruções. O treinador atleticano disse estar orgulhoso da postura e do desempenho do seu time. Eu acho que essa também é a sensação que eu tive e que a maioria dos torcedores do Galo tiveram após a partida.

O Galo de Milito mostrou ser um time de alma, com espirito de vencedor, que não se abate facilmente e briga até o final. É esse o espirito que torcedor do Galo quer ver no Atlético e Milito tem conseguido que os jogadores comprem essa ideia. A se destacar também a união do grupo. Mesmo com um jogador a menos, todos correram uns pelos outros para assegurar um bom resultando e manter a invencibilidade do técnico argentino.

A expectativa a cada partida aumenta em relação ao desempenho do Atlético na temporada e fiquei muito feliz quando, na coletiva após a partida, Milito disse que o Galo não vai escolher nenhuma competição para focar, vai jogar com a mesma vontade e empenho em todos os campeonatos. 

Isso me agrada muito porque um time do tamanho do Galo tem que brigar no topo em todas as competições. O elenco foi montado para isso. Claro que Milito terá que traçar estratégias para conseguir isso e terá que fazer um rodizio no elenco para aguentar a maratona de jogos do calendário do futebol brasileiro. Mas, certamente, não veremos o técnico argentino escalando um time misto do Atlético porque está valorizando uma determinada competição. 

O máximo que veremos são algumas alterações de um jogo para o outro, conforme a questão física dos atletas e também a forma de jogar do adversário. Com esse pensamento, acho que o Galo tem tudo para conseguir motivar o seu torcedor e buscar títulos nessa temporada. Mas vale só um alerta: no Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil não. Quem pensa assim está completamente enganado. Lembrem-se da campanha do Galo ano passado e dos pontos perdidos para times mais “fracos”.

Portanto, o próximo jogo contra o Criciúma tem que ser encarado com muita responsabilidade e seriedade. O Atlético é o favorito, claro, mas nada de 'já ganhou'. Humildade, determinação e foco, porque o Galo é mestre em todo ano perder pontos preciosos em jogos assim.