Opinião

Scarpa começa a atingir a expectativa dos torcedores; análise de Breno Galante

A virada de chave veio na final do Mineiro, contra o Cruzeiro no Mineirão, quando Scarpa faz o último gol da vitória do Galo por 3 a 1

Por Breno Galante
Publicado em 23 de abril de 2024 | 08:36
 
 
Gustavo Scarpa, meia do Atlético Foto: Pedro Souza/Atlético

Scarpa foi anunciado como reforço do Atlético no dia 27 de dezembro do ano passado. De lá para cá, a expectativa do torcedor era uma só: vê-lo ser uma das estrelas do time, um dos protagonistas do Galo na temporada.

O jogador se apresentou no Atlético, junto aos demais do elenco, no dia 08 de janeiro, quando se inicio a pré-temporada do time. O técnico ainda era Luiz Felipe Scolari.

Scarpa estreou no segundo jogo do Atlético na temporada, no dia 28 de janeiro, na goleada de 4 a 1 sobre o Democrata-GV na Arena MRV. Entrou no segundo tempo da partida e teve uma atuação discreta.

Realmente, o início de Scarpa no Atlético não foi como a maioria dos torcedores esperava. Ele demorou um pouco a se adaptar. Vale lembrar que sua última temporada na Europa não foi boa e ele atuou muito pouco. Com isso, sentiu a falta de ritmo de jogo e também teve que recuperar sua confiança.

Scarpa também passou por problemas pessoais, questão envolvendo o valor de R$ 6 milhões que investiu em criptomoedas, por indicação do atacante Willian Bigode, e acabou tendo um prejuízo gigante. O caso hoje está na Justiça.

Mas nada como o tempo, e também a chegada de um novo treinador, que tivesse um melhor entendimento de como utilizar o jogador, para que Scarpa começasse a demonstrar o futebol que a diretoria e a torcida do Galo tanto esperavam.

A virada de chave veio na final do Mineiro, contra o Cruzeiro no Mineirão, quando Scarpa entra no segundo tempo e faz o último gol da vitória por 3 a 1 que garantiu o pentacampeonato para o Galo. 

Esse gol fez com que Scarpa recuperasse de vez sua confiança e também conquistasse a confiança de Milito e sua comissão técnica.

Depois disso, o jogador já balançou a rede por mais duas vezes em jogos importantes pelo Brasileiro e pela Libertadores.

Enfim, Gustavo Scarpa começa a se destacar e mostrar que tem potencial para atingir toda a expectativa gerada pelos torcedores. Afinal, ninguém desaprende a jogar futebol. Tudo é uma questão de adaptação, paciência, apoio e confiança.

No último clássico na Arena MRV, contra o Cruzeiro, Scarpa não marcou, mas deu uma bela assistência para o gol de Zaracho e foi eleito o craque do jogo.

Não posso deixar de citar que Milito tem um grande peso nessa melhora de desempenho de Scarpa, que com Felipão, chegou a ser testado em várias posições e não conseguiu fazer boas partidas.

Com o treinador argentino, Scarpa hoje joga na posição que ele sempre disse preferir jogar. Pela direita, para ter possibilidade de receber a bola, cortar para o meio e cruzar para a área ou bater para o gol.

A cada jogo, é nítido ver que a confiança que o treinador tem depositado nele e o apoio que da estão sendo refletidos dentro de campo com boas atuações.

Scarpa está se transformando numa das referências do time do Atlético, o que é muito bom para tirar um pouco o peso dos ombros de Hulk, e dividir a responsabilidade de ser um dos protagonistas do Galo.

Hoje o torcedor está empolgado com Scarpa e com toda razão. Dá para ver que o jogador também está empolgado com o momento que está vivendo, ou seja, podemos esperar uma grande temporada do jogador que com certeza, ajudará muito o Galo ao longo do ano na busca por títulos.