Luiz Tito

Luiz Tito escreve de segunda a sábado em O TEMPO

Crédito aos mineradores

Publicado em: Sáb, 06/08/22 - 05h00
Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que governo federal não pode fazer interferência para controlar preços de combustíveis diante de crise | Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Se há no Brasil um setor que de nada pode se queixar é o da mineração. Pois é exatamente para as empresas que operam nessa atividade que o ministro Adolfo Sachsida, de Minas e Energia, quer criar linhas de crédito especiais por meio de um fundo de investimento, usando recursos do mercado de capitais. O ministro Sachsida poderia também criar linhas de crédito para financiar atividades nas cidades afetadas pela mineração, como ensino técnico-profissionalizante, centros de saúde especializados no tratamento do aparelho respiratório, fundos para investimento das cidades se prepararem para o descomissionamento de minas, como Itabira, por exemplo, onde a mineração não está longe de ser descontinuada e lá deixará imensas crateras. Aproveitando que a mineração e a siderurgia são grandes consumidoras de energia, o MME acertaria muito se criasse fundos de investimento para favorecer a instalação de fazendas solares, que seriam muito próprias para Minas Gerais. Não precisaria dar dinheiro para ninguém. Apenas incentivar.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.