APÓS DENÚNCIA DE ADVOGADA

OAB-MG pede afastamento de promotor do MPMG

A advogada Sarah Quinetti acusou o promotor Francisco Santiago de tê-la chamado de “galinha garnizé e, ainda, que ela estaria fazendo strip-tease

Por Luiz Tito
Publicado em 08 de abril de 2024 | 09:27
 
 
Advogada gravou trechos de discussão durante tribunal do júri em BH Foto: Arquivo Pessoal

Em julgamento que ocorria no Tribunal do Júri em Belo Horizonte, na semana passada, e já noticiado, a advogada Sarah Quinetti acusou o promotor Francisco Santiago, que atuava, de tê-la chamado de “galinha garnizé” e, ainda, que ela estaria fazendo strip-tease, pelo fato de ela ter trocado a beca na sessão de júri. A OAB-MG, através de seu presidente, Sérgio Leonardo, recebeu a advogada na sede da entidade, em Belo Horizonte, e se somou ao seu protesto, pedindo o afastamento do promotor de suas funções, em denúncia já protocolada no Conselho Nacional do Ministério Público. Para a OAB-MG, "aqueles que desrespeitam advogadas, advogados e violam suas prerrogativas, no exercício da advocacia, seja quem for que estiver do outro lado, aqui não terão vez".

O presidente da OAB-MG valorizou a atuação dos advogados Marcelo Varela e Rodrigo Badaró, representantes da entidade junto ao CNMP, que em menos de 48 horas tomaram as providências necessárias para que os fatos acontecidos, narrados na ata da audiência, passassem a ser investigados para, assim, receberem as consequências que prevê a lei. As manifestações registradas após a divulgação do fato pela imprensa e a tomada de providências pela OAB-MG estimularam reações de várias entidades de defesa de direitos da mulher, rebatendo em todos os sentidos as ofensas vindas do promotor Santiago à advogada.