Paulo Navarro

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Fashion Tour

Publicado em: Sáb, 03/10/15 - 03h00
“Como eu sempre digo, a moda brasileira está sendo construída” - Paulo Borges | Foto: Edy Fernandes / Divulgação

O Boulevard Shopping promoveu, no último dia 24, o FFW Fashion Tour, com talk-show com o idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, a estilista Glória Coelho e a modelo Carol Ribeiro. E houve também a abertura da exposição sobre os 20 anos do SPFW. Os três conversaram conosco e falaram da importância do Grupo Mineiro da Moda.

O que você está trazendo na exposição dos 20 anos do SPFW?

Paulo – A exposição é um recorte com momentos importantes, desfiles, roupas, imagens contando essa história de moda dos 20 anos do SPFW. É uma exposição itinerante. Já foi pra Blumenau, Bauru, Rio e agora BH. Depois vai pra Salvador.

Nós tivemos em BH, algumas semanas atrás, uma exposição dos 35 anos do Grupo Mineiro da Moda. Como você vê essa interação da moda no Brasil?

Paulo – O GMM teve um papel muito importante na construção de toda a ideia da moda brasileira. E o Grupo Mineiro surgiu antes do SPFW. Tinha o Grupo São Paulo, carioca e o mineiro. Eram os três movimentos de moda que existiam para comentar o conceito de designer, moda criativa e autoral. E o Grupo Mineiro teve um papel para Minas, dar protagonismo e convergir os esforços dessas marcas.

No Fashion Tour você veio com convidadas?

Paulo –: A ideia desse Fashion Tour é viajar com gente que faz parte dessa história. Temos hoje a Glória Coelho, que é uma das maiores estilistas do Brasil, e a Carol Ribeiro, que é uma top brasileira que fez sua carreira no SPFW. É uma modelo de reconhecimento internacional. E o talk-show é uma conversa sobre mercado, as mudanças na carreira e falar sobre os ganhos da moda. Como eu sempre digo, a moda brasileira está sendo construída, é importante mostrar essa construção com esses protagonismos.

O SPFW completou 20 anos. O que aconteceu nesses 20 anos com você e com sua arte?

Glória – Eu e o SPFW estamos juntos há 20 anos. Eu brinco com Paulo Borges, eu falo: “Seu Paulo Fashion Week”, “Paulo Borges: Seu Paulo, Fashion Week”. Eu acho que foi muito positivo. Porque antes do SPFW não tínhamos uma agenda para organizar os pedidos das multimarcas. A partir do SPFW, conseguimos documentar tudo. É um diário de bordo.

E a moda hoje é uma só em todo lugar?

Glória – Não é. A gente não é a Globo que simplifica tudo. Tem muitas tribos no mundo, muita gente que pensa diferente. A moda é de várias tribos, várias classes sociais, faixas etárias e com muitas opções para se expressar.

Como é participar desse evento de moda?

Carol – É muito legal a gente poder dividir estes 20 anos de moda com o SPFW. Eu participo desde o começo. Em 1995 foi a primeira temporada. É uma honra participar com o Paulo dessa trajetória de sucesso do SPFW e de moda do Brasil.

Você traz um pouco da sua experiência para esse talk-show?

Carol – Essa iniciativa do shopping de trazer um pouco da história da moda para esse pessoal é muito importante. E se a gente puder passar um pouquinho da nossa experiência e para quem gosta de moda, é tudo de bom.

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