Galo Forte

Esqueçamos o “Domingão no Mineirão”! Hoje, lançamento da campanha Galo Solidário, mobilizando atletas, comissão técnica, funcionários, conselheiros, a massa atleticana e a sociedade, arrecadando recursos para cestas básicas e doadas a quem passa fome. Doações para o Instituto Galo, via exclusiva conta corrente. Os recursos serão repassados a três entidades/movimentos notabilizados pelo trabalho sério, íntegro e assertivo.

Galo solidário

A saber: Divina Providência (Lar dos Meninos), Unindo Forças/O Grito e Comunidade Viva Sem Fome. A meta visa 113 toneladas de alimentos, em alusão aos 113 do Clube Atlético Mineiro. Cada tonelada, cinco mil reais. O ex goleiro “São” Victor, gerente de futebol, será o embaixador da campanha. Para doar: Titular: Instituto Galo. CNPJ: 35.777.212/0001-64. Agência: 0005. Conta: 9688226-3. Banco BMG.

Trevas no túnel

Em 2016, o apresentador Danilo Gentili teria ofendido a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).  Gentili recebeu notificação da Procuradoria da Câmara dos Deputados. Num vídeo, ele abre a correspondência, rasga o ofício e coloca os pedaços dentro da sua calça, retira e reenvia para a parlamentar. A deputada, então, processou Gentili pelo crime de injúria.

Lama do túnel

Retira os pedaços, coloca no mesmo envelope e reenvia tudo para a parlamentar escrevendo: “com cheirinho especial”. E fala: “sinta aquele cheirinho do meu saco, abra a “b...” e enfie bem no meio dela tudo isso”. A deputada, então, processou Gentili pelo crime de injúria.

Fim do túnel

Em 2019, a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, condenou Gentili a seis meses e 28 dias de detenção em regime semiaberto por injúria. A defesa do humorista recorreu. O advogado Rogério Cury citou que a interpretação do caso poderia abrir um precedente perigoso para a liberdade de imprensa e de expressão.

Luz no túnel

Agora, dia 6, a Segunda Turma do Juizado Especial da Justiça Federal de São Paulo anulou a decisão de 2019, alegando violação do princípio constitucional do contraditório. “Uma decisão correta e necessária diante da violação do princípio constitucional. Decisão unânime, inclusive com parecer do Ministério Público Federal”, disse Rogerio Cury.

Holofotes no túnel

Dia 7, o apresentador, em seu Twitter: “Oi @mariadorosario, você perdeu. Mas não vamos esquecer como você é censora e autoritária usando a máquina Estatal para censurar e tentar prender um humorista. Essa é a sua natureza e a natureza do seu partido”. A deputada ainda pode recorrer da decisão. Parabéns a nova decisão da Justiça.

Farol no túnel

Parabéns porque ela é iluminada. Porque combateu a censura e apoiou a liberdade de expressão, o humor. Porque condenou o estúpido “politicamente correto” que grassa o país e nossa imprensa. Porque mostrou-se compreensiva, inteligente, sensata e a favor “dos mais fracos”. Porque foi contra o abuso de poder, mostrando que, no caso, a “rainha estava realmente nua”. Nem tudo está perdido.

Curtas & Finas

* Efeito dominó. A metáfora explica o que acontece no ramo automotivo.

Falhas de fornecimento, no suprimento de componentes para a fabricação de carros novos e o encurtamento da demanda no mercado interno.

Tudo isso e as medidas restritivas ao novo coronavírus fecharam total ou parcialmente 13 entre as 23 montadoras de automóveis no Brasil.

29 fábricas paradas, num conjunto de 58. A projeção é que até 300 mil veículos podem acabar não sendo produzidos em 2021.

* As três maiores entidades de classe do país, as federações das Indústrias de Minas (FIEMG), Rio (FIRJAN) e São Paulo (FIESP), preocupadas com o setor produtivo.

Preocupação quanto ao julgamento dos Embargos de Declaração apresentados pela União, com a intenção de limitar o benefício de exclusão do ICMS.

Do cálculo do PIS, do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e da COFINS.

O julgamento será realizado pelo STF, dia 29 e a relatora será a ministra Carmen Lúcia.

* A Pesquisa Game Brasil (PGB) chega à 8ª edição apontando que os “gamers” brasileiros nunca jogaram tanto videogame como no isolamento social.

O estudo ainda mostra a ascensão das classes C, D e E no consumo de jogos.

O smartphone é a plataforma preferida para jogar. No mais, indicadores sobre o perfil, como sexo, etnia, idade, etc.