Paulo Navarro

Site: www.paulonavarro.com.br Instagram: @paulonavarropnc

Lobão Bão

Publicado em: Sáb, 14/10/17 - 03h00

Música ao vivo pode ser uma tortura. Principalmente se o repertório for chato, e o cantor, desafinado. Outro suplício é se a cantora grita mais do que canta, achando estar no Palácio das Artes. A gente mal consegue conversar com quem está na mesa. Já um ambiente ilustrado pelo DJ Mauro Lobo é sempre um renovado prazer. Além de seu talento, ele tem o bom gosto para o que se fez e faz de melhor na MPB.

Mauro, como vai a boa MPB? Respirando com aparelhos?

De acordo com o cenário sóciocultural e político. Respirando por aparelhos e com pessoas lutando para levar a música através de projetos de incentivo à cultura, até mesmo sem os incentivos.

Nossos ídolos ainda são os mesmos?

Sim, mas os da grande maioria acho que não!

Por falar nisso, o que é a boa MPB?

Uma brisa sonora na sua pele, passando pelos ouvidos, poesia de cama e mesa, perfume, cheiro, orvalho: de canto, de raças, de cultura e tradições; de harmonia. Como dizia Vinicius: “Para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza...”. Essa é a boa musica, a que sai da alma do artista e entra na sua, como uma brisa.

Sem saudosismo, antes era melhor?

Certeza absoluta. Basta ver o que se vende e aliena a grande nação. Existem milhares de compositores brasileiros lutando por um espaço e não conseguem nem sobreviver, enquanto uma batida e um rebolado conquistam milhões.

Qual o seu público ou tua tribo, para o seu repertório luxuoso?

Há um mês estava fazendo o Festival Gastronômico de Favelas e me perguntaram: “Uai, Maurinho, tocando Chico Buarque na favela?”. Respondi “sim”, porque meu objetivo é levar a boa música onde eu estiver. Minha tribo é a que gosta de qualidade. Todos os sábados estou no Anchieta, fazendo o Projeto Sumô Tropical.

Tocar música boa é dar murro em ponta de faca?

No meu caso tem sido, mas, como diz o Paulinho da Viola: “Vejo um samba ser vendido, e o sambista, esquecido, o seu verdadeiro autor: eu estou necessitado, mas o meu samba encabulado, eu não vendo, não, senhor”... Meu trabalho está à disposição com os grandes mestres do Brasil.

Vale a receita do Chico Buarque em “Paratodos”: “Fume Ari, cheire Vinícius, beba Nelson Cavaquinho...”?

Com certeza vale, tudo ficaria muito mais agradável na companhia dos três grandes poetas da MPB.

Qual a canção mais sedutora de um homem para uma mulher, na MPB? Ou quais...?

“Garota de Ipanema”, “Amor Barato”, “Coisas do Mundo Minha Nega”, “Cama e Mesa”, “Disritmia”, “Meu Drama”.

Qual o melhor show que já viu?

Elton Medeiros, Luiz Melodia e Moacyr Luz. E também Alaíde Costa e Aracy de Almeida, tive a honra de abrir os shows.

Que verso colocaria em tua lápide?

“Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar, rir para não chorar. Se alguém por mim perguntar, diga que eu só vou voltar depois que me encontrar”, de Cartola.

Que compositor merecia ilustrar uma nota de R$ 100?

João do Vale de um lado e Nelson Cavaquinho do outro!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.