Mais Tiradentes

E, como prometido ontem, continuamos, hoje, a relatar nossa passagem pelo primeiro fim de semana do 20º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Nota 10 para o discreto festim/jantar com o chef Leo Paixão, sábado na grande, em todos os sentidos, pousada Pequena Tiradentes, onde ficamos hospedados com overdose de conforto e bom atendimento. A noite lembrou-nos recente aventura gastronômica.

Mais delícias

Foi no dia 11, na Mineiraria (também marcando pontos em Tiradentes) Casa da Gastronomia – Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em BH, parte da terceira edição do projeto Chefs contra o Câncer, reunindo chefs do Brasil inteiro em prol da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape).

Mais solidariedade

No comando da primeira noite, ninguém menos que o “papa dos sabores”, Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Açougue Central e BIO – São Paulo), que preparou iguaria de origem indígena à base de açaí e peixe frito. Atala contou uma de suas funções como chef mais velho no evento.

Mais valores

Fala Atala: “Quero mostrar a todos o valor da nova geração de cozinheiros que hoje somam talentos nesta noite beneficente”. Sobre a culinária mineira, ressaltou-a como uma das mais representativas do Brasil, não só pelos ingredientes, mas também pela diversidade de sabores e da cultura, além do elo natural com Portugal. Voltando a Tiradentes, o titular da coluna ficou deveras emocionado com a homenagem recebida dos responsáveis pelo festival, Ralph Justino (idealizador) e Rodrigo Ferraz.

Os homenageados nos 20 anos no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes Lucilia Diniz, o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, ao lado das proprietárias da Pequena Tiradentes, Vanilce e Gabriela Barbosa.

Atrás de um grande homem, uma mulher à altura: Fernanda Bicalho também foi homenageada do festival.

Curtas e finas

A homenagem às 19 pessoas que fortaleceram o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes aconteceu na manhã de sábado, no casarão histórico, no centro, onde “tudo” começou. Vida longa!

Depois da homenagem, outro raro e inolvidável prazer: almoço para a imprensa no restaurante Tragaluz. Mais uma experiência no “Império dos Sentidos”, principalmente o do paladar.

E tudo isso, depois de cansativa viagem na sexta, sete horas de BH a Tiradentes, devido a um acidente na BR–040, como
relatamos ontem.

Mesmo assim, na mesma sexta feira, ainda tivemos ânimo e vontade de conferir mais uma pérola típica do festival, noite de música, conversa e bom humor, na incontornável Casa da Insanidade, de Dudu Fonseca. A madrugada foi pequena!

A campanha McDia Feliz 2017, que combate o câncer infantojuvenil, acontece no dia 27 em todo o Brasil.

A verba com a venda dos sanduíches Big Mac comprará 150 cateteres (R$ 312.610) para crianças e adolescentes na Santa Casa de Belo Horizonte.

Gastronomia e arte

O Jardí, evento promovido pela CASACOR Minas, reuniu na última sexta-feira (18) dezenas de pessoas para um almoço inspirado nos grandes banquetes. Os pratos foram servidos no Jardim do Ginger Bar, um dos espaços mais charmosos desta edição. À frente da cozinha esteve o chef Henrique Gilberto, do buffet Rullus. A mostra é realizada em um antigo casarão na rua Sapucaí, 383, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, até o dia 17 de setembro.

Divaldo Flores e Andrea Sousa.

Igor Andrade e Gabriel Azevedo.

Brando Tommasi, Lara e Felipe Siqueira.

Joyce Almeida, Lilian Maciel e Liliana Barbosa.

Cândida Lucio, Simone Botoni e Cristiana Cançado.

Daniela Toledo, Simone Vergieux e Thaís Darwich.