Memórias históricas

O Centro de Memória Morro Velho, em Nova Lima, completa 21 anos e vai abrir hoje um novo espaço para exposições. A sala Rio de Peixe é uma homenagem à hidrelétrica de mesmo nome, inaugurada em 1904. Administrado pela AngloGold Ashanti, o espaço cultural resgata e preserva a evolução na extração de ouro, assim como a história e o desenvolvimento do município. O museu é composto pela Casa Grande; ao todo, são 32 cômodos com mobiliário, utensílios, fotografias e documentos.

Lição da hora

O advogado Fábio Tavares, um dos pilares do escritório Décio Freire, lança hoje, entre as 18h30 e às 21h30, na Livraria da Vila, em São Paulo, o imprescindível – em tempos de Lava Jato – “O Crime de Evasão de Divisas sob a Ótica do Direito Penal Mínimo”. O livro traz estudos sobre o misto quente e pelando da evasão de divisas, junto a outros crimes correlatos, como sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Lição perene

No livro, o advogado observa o julgamento do Mensalão e analisa o que foi decidido sobre evasão, bem como em todos os outros tribunais federais do país. O trabalho foi aprovado por unanimidade na USP. Mais atual e pertinente do que nunca, é um curso para profissionais e um deleite para interessados.

Minas da moda

O desfile de abertura do 17º Minas Trend revelou as tendências para o inverno 2016. Inspirado no tema “a força de quem faz”, a primeira fila teve a presença da sempre chiquérrima Glória Kalil e de Lilian Pacce. Ricardo dos Anjos surpreendeu com maquiagens que pareciam máscaras, em concepção e cenografia impecável de Pedro Lázaro.

Curtas e finas

Palmas para o coral Cantos de Minas, regido pelo maestro Lindomar Gomes, que deu tom especial à passarela na abertura do Minas Trend.

Até o dia 11 de outubro, no Minascentro, a 1ª edição da Expouai apresenta uma mostra com quadros do artista Rui de Paula.

O maestro espanhol Alexis Soriano rege a orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Palácio das Artes, hoje, às 20h30, em homenagem ao Dia Nacional da Espanha.

O Alma Chef faz uma participação especial na 17ª edição do Minas Trend, que vai até 9 de outubro, no Expominas. O restaurante marca presença com uma wine bike que circulará pelos pavilhões com bebidas e comidas para os participantes.

A União Brasileira de Compositores completa 15 anos e presta homenagem a Fernando Brant, que presidiu a instituição entre 2010 e 2015. Hoje, às 20h, no Espaço Vista, Estoril.

Sexta, às 22h, a boate NaSala recebe um dos maiores nomes da house music no mundo, que vem pela primeira vez a BH: o duo francês Faul & Wad.