Novo mundo

Em janeiro; contrastando com as imagens de consumismo explícito da “Black Friday” em novembro e do Natal, em dezembro; era comum vermos mães aflitas, com suas crianças ávidas, na luta da compra de uniformes e material escolar. Luta porque as crianças querem tudo o que está na moda entre os “coleguinhas”, mas o dinheiro dos pais, pesquisando o mais barato, é curto. Pois é, isso mudou, pra melhor.

Mundo digital

A pandemia trocou e antecipou novos hábitos, no caso, mais justos, digamos. Por trás das telas de celulares e computadores, nas aulas à distância, a vida ficou mais “barata” e igualitária. Até para aqueles desprovidos de tecnologia de ponta. Qualquer criança domina as linguagens e suportes digitais e, mesmo sem a fundamental experiência do contato presencial, conseguem interagir entre eles pelas 1001 plataformas, como Zoom.

Mundo surpreso

Dia 24, no jornal britânico “The Times”, a seguinte manchete: “Crianças encaram meses em casa enquanto escolas permanecem fechadas até a Páscoa". Notícia que demonstra, até mesmo no rico e desenvolvido Reino Unido, a necessidade de desenvolver aplicativos para educação interativa como uma estratégia nacional. Imaginem o tamanho do desafio no Brasil, onde, mesmo na pandemia, “uns são mais iguais que os outros”.

MRV ambiental

A MRV, plataforma de soluções habitacionais, firmou acordo com a SBTi (Science Based Targets Initiative) para a redução de emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa SBT é suportada pelas instituições CDP, Pacto Global, World Resources Institute e WWF. O objetivo, claro e direto, é combater o aumento da temperatura da Terra, endossando o Acordo de Paris.

MRV mundial

“Temos a consciência do quão importante e estratégico é esse compromisso, fazer parte do grupo de empresas líderes mundiais visando a redução do efeito estufa”, diz Eduardo Fischer, copresidente da MRV. 46 empresas da América Latina aderiram à iniciativa, 18 são brasileiras. A MRV a única da construção civil. “É nosso exemplo, como a maior empresa de construção civil da América Latina, contribuindo para o futuro sustentável do planeta”, encerrou Fischer.

Encarando desafios

Os prefeitos e prefeitas que assumiram em janeiro enfrentam os clássicos e tradicionais desafios. Assim, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas oferecem, com o projeto Desenvolve Minas Gerais, três edições virtuais do curso “Os 100 primeiros dias de mandato” em fevereiro. As capacitações acontecem nos dias: 2 a 4, 9 a 11 e 23 a 25 de fevereiro. Inscrições são gratuitas e abertas aos gestores e servidores públicos municipais.

Curtas & Finas

* Ainda sobre a AMM e o Sebrae: “O objetivo da capacitação é oferecer conteúdo para que os gestores compreendam melhor esse processo inicial e possam assumir os mandatos mais bem preparados”.

* Pesquisa anual Global Learner Survey, do grupo britânico de educação Pearson, mostra que 82% dos brasileiros acreditam que a pandemia crie novos empregos e habilidades em breve.

91% acham que os profissionais terão que desenvolver mais de suas habilidades pessoais e digitais.

Para falar de aspectos socioemocionais, o educador e mestre em Belas Artes e Animação pelo Art Institute of California, Sean Spitzer, ministrará uma masterclass.

“Aula mestre” e gratuita para os brasileiros, dia 30, sábado, às 10h.

O painel virtual integra a programação de um curso profissionalizante de Jogos Digitais e Animação 3D, integralmente on-line e gamificado.

Inscrições: https://www.patiodigitalacademy.com.br/levelup-masterclass

* O Laboratório São Paulo, “83 anos de praia”, é o primeiro laboratório privado de Minas a oferecer o teste RT-PCR para Covid-19 pela saliva.

Procedimento simples, que dispensa o “desagradável” uso de cotonete para coletar a secreção nas vias respiratórias.

Parceria com a Basques Diagnóstica, onde basta uma amostra da saliva, obtida por meio da excreção, para realizar o PCR.