Paulo Navarro

Site: www.paulonavarro.com.br Instagram: @paulonavarropnc

O esplendor da ordem

Publicado em: Sáb, 03/12/16 - 02h00

Certas definições são definitivas: “O belo é sempre bizarro. Ele contém sempre um pouco de bizarrice, de estranheza ingênua, casual, inconsciente”. (Charles Baudelaire). “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental. É preciso que haja qualquer coisa de flor em tudo isso, de dança, de ‘haute couture’”. (Vinicius de Moraes). No mais, a bela criadora de belezas, Patrícia Leite.

Quem é Patrícia Leite em poucas palavras?

Mãe de Georgia e uma apaixonada pela forma.

E o que é a clínica Patrícia Leite?

Hoje, uma empresa multidisciplinar que oferece tratamento nutricional aos cuidados pós-cirúrgicos, passando por cirurgia plástica, dermatologia, nutrologia e medicina personalizada.

Você também é colunista. Sobre o que escreve?

Escrevo sobre cirurgia plástica, sobre estética e, principalmente, sobre beleza.

Você tem uma definição própria de beleza?

A beleza está presente quando a perfeição dos traços faciais satisfaz nossas percepções mais finas acerca do belo. Em milésimos de segundos nosso cérebro o reconhece, e, em poucos milésimos mais, experimentamos a sensação de atratividade e encantamento que o belo suscita em nossos mais sutis e refinados sentidos. Belezas exóticas e intrigantemente individuais, passando pelas étnicas, existem. Mas a beleza máxima, aquela que se destaca, perfeitamente adequada aos sentidos humanos, é rara.

Você criou o International Anatomy and Aesthetic Course (IAAC), nos EUA. O que é?

É um curso sobre a área de atuação estética médica que abrange desde a gestão da clínica até os procedimentos invasivos. Além disto, foi o primeiro curso de fios de sustentação da face no cadáver fresco. Foram 4.000 slides, minuciosamente estudados e escolhidos. Fomos a fundo na anatomia facial, no rosto do cadáver. Dissecamos cada nervo e cada artéria. Definimos elementos até então “virtuais” da face.

Você é uma entusiasta das boas coisas das redes sociais, mas elas também requerem cuidados, concorda?

Concordo. Ainda mais para nós, médicos, que somos regidos e fiscalizados por um código de ética médica bastante restritivo. Mas posso mostrar meu trabalho de forma ética e bastante pessoal.

Uma brincadeira séria. Você diz que “a cirurgia plástica possibilita a mudança física”. Alguém na mira da Lava Jato conseguiria mudar de rosto, como no cinema, para fugir do Brasil?

Com certeza absoluta. E não duvido de que isto ocorra em algum momento.

O método do IAAC é padrão exportação?

Sim! O próximo evento será em maio de 2017. Terá o dobro de participantes. A qualidade do curso foi algo surpreendente, inédito. Precisamos mostrá-lo para o mundo. Já tenho um convite formal para uma versão em Dubai. Estamos verificando logística e modificações. É um grande projeto. Requer tempo e muito empreendedorismo. Mas somos uma equipe. O tempo é relíquia, mas vontade de chegar lá temos de sobra. Chegaremos!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.