Piada de português

O maior mérito do diabo é acharem que ele não existe. A maior prova da inteligência dos portugueses é deixar os brasileiros fazerem piadas sobre portugueses. Na verdade, burro é o brasileiro. Basta fazer uma coisa muito simples: conhecer Portugal. Portugal não é nem nunca foi santo. Explorou, matou, saqueou todas suas ex-colônias. A que se deu melhor foi o Brasil, e vejam onde fomos parar.

Em Lisboa, Paulo Navarro, Heloisa Thomasi, Marco Antonio Almeida, Beatriz e Eduardo Pereira.

Ainda em Lisboa, no Tasca da Esquina, Veronica Mendes, o titular da coluna e o chef Vitor Sobral. 

Piada de brasileiro

Claro que o Brasil herdou muitas mazelas de Portugal e incentivou seus piores defeitos, assim como fazemos com outros países desenvolvidos. Temos os grandes problemas do “primeiro mundo”, como trânsito e poluição, e muito pouco de suas qualidades na saúde, transporte e educação.

Piada nossa

Por que falamos de Portugal? Ora pois, pois! Porque o titular da coluna se encontra na Terrinha, e muito bem acompanhado, num tour gastronômico com os casais Beatriz e Eduardo Pereira, Heloisa Thomasi e Marco Antonio Almeida; mandando dicas direto da Tasca da Esquina, em Lisboa.

Piada saborosa

O Tasca da Esquina é de Vitor Sobral, considerado o melhor chef de Portugal. Na Suíça, foi colega do chef Ivo Faria, para ele, o melhor do Brasil. Sobral tem dois restaurantes em São Paulo e um na Paraíba. Também já foi uma das estrelas dos festivais gastronômicos de Tiradentes. Outro templo é o restaurante Belcanto, duas estrelas no guia Michelin e melhor do mundo pelo guia Condenast. O Belcanto e o Mini Bar levam a assinatura do chef Avilez. Outras dicas: restaurantes XL e Olivier.

Curtas e finas

Portugal é dos principais destinos turísticos e do dinheiro na Europa. Com clima bom o ano inteiro, sempre foi um balneário para os vizinhos ricos.

Não à toa, europeus e brasileiros inteligentes compram imóveis na cidade.

Brasileiros ricos que sempre preferiram a Europa a Miami, devido aos cenários históricos e cultura milenar, invadiram Lisboa.

Brasileiros que foram em busca de dinheiro, ganharam, deixaram o país durante a crise, acreditaram e voltaram para o Brasil, pelo jeito se deram mal.

Franceses fugindo de seus exorbitantes impostos, além de transformarem Lisboa em sua Riviera, esbaldaram-se em imóveis e inflacionaram os preços na cidade.

Tudo isso você pode perceber na marisqueira e cervejaria Ramiro: “É um pouco como visitar a casa de um grande amigo, que não vai se preocupar em esconder o vaso feio no canto da sala, nem se importará se você presenciar uma discussão dele com a mulher, mas certamente há de trazer à mesa o que tiver de melhor a lhe oferecer”. Amanhã tem mais.

Paulo Navarro com Lídia Duarte.