Recuperação

Bolsonaro recebe alta após internação de quatro dias

Presidente deixará hospital ainda nesta manhã após quadro de obstrução intestinal

Por Da redação
Publicado em 18 de julho de 2021 | 09:56
 
 
Jair Bolsonaro está bem Instagram/Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu alta na manhã deste domingo (18) após ficar internado por quatro dias no hospital Vila Nova Star, na zona Sul de São Paulo. Bolsonaro deu entrada no hospital na última quarta-feira (14) após quatro de obstrução intestinal.

"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or. Ele estava internado desde a quarta-feira, 14 de julho, para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente", informou a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) por meio do Twitter.

⚠️ Alta hospitalar do Sr Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. 🙏🇧🇷 pic.twitter.com/ErjQv4GYYm

— SecomVc (@secomvc) July 18, 2021

Segundo assessoria do Hospital Vila Nova Star, durante o dia de hoje (18), será oferecida dieta cremosa não fermentada ao presidente.

A possibilidade de alta para este domingo (18) já havia sido adiantada pelo cirurgião-chefe da equipe que cuida do presidente, Antonio Macedo. Em conversa com jornalistas, o médico falou que o presidente não deverá andar de moto nos próximos dias. "Sem condição." Adepto de motociatas, Bolsonaro deve furtar-se de subir numa até se recuperar plenamente, embora Macedo tenha frisado não ser "contra motocicletas".

Macedo sugere a Bolsonaro mastigar bem a comida, ter refeições mais leves e se exercitar para não repetir o quadro clínico. O presidente emagreceu, embora não saiba precisar quantos quilos perdeu.

O médico diz que, a depender da avaliação médica, já na segunda-feira o presidente deve estar apto a dar expediente no Palácio do Planalto.

Retirada de líquido do estômago

Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou o estado de saúde do pai na quinta-feira (15). Na ocasião, o deputado afirmou haver uma dobra ou aderência no intestino de Bolsonaro que impede a passagem de alimentos.

Ele explicou que o entupimento causou acúmulo de líquido no estômago, o que gerou dores abdominais ao presidente. "Foi retirado um litro de líquido do estômago", disse.

Crise de soluços

Nas últimas duas semanas, Bolsonaro sofreu com uma crise de soluços. Foram 11 dias ao menos de reiteradas interrupções em interações com apoiadores, live e entrevista por causa de contrações involuntárias do diafragma. No Google, houve um aumento repentino de pesquisas com os termos "bolsonaro passa mal", "crise de soluço bolsonaro", "bolsonaro soluço", "bolsonaro" e "bolsonaro soluco".

O próprio presidente abordou o assunto com apoiadores e em uma entrevista no último dia 7. "Peço desculpa a todos que estão me ouvindo, porque eu estou com soluço já tem cinco dias. Eu fiz uma cirurgia para implante dentário no sábado [3], já aconteceu comigo no passado, talvez, em função dos remédios que eu estou tomando, eu estou 24 horas por dia com soluço", disse Bolsonaro à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.

Depois da conversa que teve com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, na segunda-feira (12), Bolsonaro concedeu uma entrevista de cerca de 30 minutos, mas só soluçou no começo.

Na última terça-feira (13), conseguiu fazer um discurso inteiro sem interrupções orgânicas. Pouco depois da cerimônia no Palácio do Planalto, chegou de motocicleta ao Palácio da Alvorada e voltou a soluçar com apoiadores. "Eu estou sem voz, pessoal. Se eu começar a falar muito, volta a crise de soluço" alertou o presidente. "Já voltou o soluço", disse logo em seguida. Posou para fotos e gravou vídeo para um apoiador. "Está ruim de falar", reclamou.

O presidente relatou à claque que um colega da Marinha havia dado uma solução para os soluços. Ele experimentou, mas o efeito não durou muito tempo. "Testei duas vezes hoje e deu certo: tomar água com o copo invertido. Dá certo. Eu estava hoje arrebentado. Fui para o banheiro e [faz gesto de beber água]. Agora, a gente começa a tomar água aqui [aponta para a boca] e sai pelo nariz", detalhou.

(Com agências)